Renúncia à Igreja Livre da Inglaterra

 

Nos últimos dias, muitas pessoas têm entrado em contato para me perguntar sobre minha saída da Free Church of England. Esse ressurgimento de perguntas tem sido motivado pelas recentes notícias sobre a demissão de um ministro da FCE pelo Bispo Primus. Isso tem trazido à memória os fatos que eu e muitos irmãos na Inglaterra vivemos, incluindo a Diocese Sul-Americana da FCE, também conhecida como IARB. No entanto, a IARB atual tem pouca relação com aquela da qual fui bispo diocesano. Não desejo me pronunciar além do que já escrevi publicamente há mais de três anos, quando anunciei minha renúncia através de uma carta pública. Abaixo, você poderá ler uma versão breve da carta. Caso deseje ler o documento completo, pode acessá-lo aqui, lembrando que ele está em inglês.

---

É com grande tristeza que tomei a decisão, em oração, de renunciar ao meu cargo de ministro e bispo na Igreja Livre da Inglaterra. Gostaria de agradecer a todos os meus amigos, especialmente àqueles de Christ Church Exmouth e da Diocese Sul Americana, por seu amor e apoio durante um dos períodos mais dolorosos para minha família.

Minha renúncia foi uma das decisões mais difíceis da minha vida. No entanto, acredito que não é produtivo nem seguro continuar fazendo parte de algo que se tornou evidentemente tão insalubre. Fiz inúmeras tentativas de levar uma série de preocupações sérias à atenção da liderança ao longo dos anos, sem resolução satisfatória. Portanto, não me resta outra escolha. Como bispo, lamento por qualquer maneira que eu, pessoalmente, não tenha conseguido proteger e cuidar de vocês. Por favor, perdoem-me e orem por mim, assim como eu oro por vocês.

Simultaneamente à minha decisão de renunciar, foi convocada e realizada uma reunião extraordinária da congregação da Igreja de Cristo em Exmouth na noite passada (4 de maio de 2021). Nesta reunião, foi aprovada por unanimidade pela congregação a retirada da Igreja Livre da Inglaterra. Uma carta confirmando esta decisão foi enviada aos Bispos e ao Conselho Geral da FCE após a reunião, com efeito imediato.

Continuarei em meu ministério na Igreja de Cristo em Exmouth, trabalhando junto com o Conselho da Igreja e a congregação para identificar uma maneira apropriada de seguirmos em frente como uma congregação próspera e multigeracional na bela cidade de Exmouth.

Por favor, continuem a nos manter em suas orações enquanto buscamos a orientação do Espírito Santo para discernir nosso futuro.

Bispo Josep Rosello
Ministro da Igreja de Cristo em Exmouth


0 Comentários