Crescendo na Graça - Justificação da fé


Ainda lembrou a primeira vez que converse com um amigo sobre a maravilhosa graça de Deus, como é expressada no artigo de fé de hoje. A resposta dele foi de total rejeição. Ele ficou chocado diante da ideia de ser feitos justos separados das boas obras. Eu não compreendi a reação. Tentei convencer o meu amigo, porém sem sucesso.

"Como um assassino ou ladrão pode ser perdoado somente por ter fé?" Esta foi a maior dificuldade. As pessoas são conseguem enxergar que a salvação é conseguida através do próprio mérito e boas obras. Eles conseguiram mostrar assim que são dignos de ser filhos de Deus. No entanto, eles ficam escandalizados diante do ensino do artigo de fé de hoje:

ARTIGO XI - DA JUSTIFICAÇÃO DO HOMEM
Somos julgados justos diante de Deus, somente pelo mérito de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pela Fé, e não por nossos próprios méritos e obras. Portanto, é doutrina mui saudável e cheia de consolação que somos justificados somente pela Fé, como se expõe mais amplamente na Homilia da Justificação.

Um dos ensinos únicos da Santa Igreja de Cristo é o amor incondicional do Senhor, sendo demostrado pela graça de Deus. Esta doutrina é única a fé Cristã. Todas as religiões ensinam caminhos para alcançar a Deus, e a Bíblia nos ensina que Deus se fez homem, Jesus, para resgatar e salvar a humanidade. Isto foi feito quando ainda éramos pecadores e não merecíamos o amor de Deus. Ele nos resgatou, não porque fossemos melhores, nem perfeitos, nem pelos méritos e obras, somente pela graça de Deus.

Martino Lutero acredito que esta era a doutrina fundamental sobre a qual a Igreja estava fundamentada. Ele chegou a descobrir a importância do justo pela fé viverá, e fez da sua vida uma entrega para dar a conhecer esta doutrina fundamental da fé cristã. Lutero somente seguiu os ensinos do apóstolo Paulo quando escreveu que a justificação vem por meio da fé (Romanos 4.18-25), que não é outra coisa que a plena certeza da pessoa de Jesus. Ter fé é entregar-se inteiramente ao Senhor e dar a própria vida a Deus, como fez Abraão.

Jesus nos ensinou que não precisamos seguir certos rituais para alcançar a salvação. Jesus fez todo através da sua vida perfeita sem pecado e seu sacrifício expiatório pelos nossos pecados. Deus nos dá vida eterna por causa do Seu caráter. Deus derramou Sua graça desde o início. Ele criou o muno para que a humanidade pudesse desfrutar dele (Gênesis 1.26-28). Ele não destruiu o mundo depois do pecado de Adão e Eva, pelo contrário Deus fez uma promessa de salvação (Gênesis 3.15). Ele continua cuidando, inclusive antes de ter nascido, "Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza" (Salmos 139:13-14).

A graça sempre esteve presente nos atos de Deus pela humanidade. Esta é a razão de que diante da inabilidade do ser humano, Deus atua através do Seu Filho Unigênito. "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). Sem Cristo, somos prisioneiros do pecado e incapazes de sair da condição em que estamos, não tem nada que possamos fazer para escapar do pecado e da morte (Romanos 5.12). O profeta Isaias escreveu, "Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe" (Isaías 64:6). Por esta razão, os méritos e boas obras não conseguem nos salvar, nem justificar, somente o mérito de Cristo nos salva e nos alcançamos os benefícios pela graça mediante a fé.

As pessoas continuam acreditando hoje, como no passado, que elas vão conseguir fazer mais cosias boas que mal-intencionadas. Eu espero que sim, realmente. Porém, ainda sendo assim, ainda sendo a melhor pessoa da humanidade, ainda assim Deus requer que sejamos perfeitos (Levíticos 19.2; Deuteronômio 27.26; Gálatas 3.10). Se alguém pudesse levar vidas perfeitas seguindo a lei de Deus, alcançaria a promessa da salvação. "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente" (Tiago 2:10; veja também Mateus 19.16-17; Lucas 10.25-28). Infelizmente, não é possível, porque somos pecadores por natureza (Salmo 51.5; Mateus 19.25-26). Somos inclusive incapazes de seguir nossos próprios padrões de conduta que esperamos outros seguir, como seremos capazes de obedecer perfeitamente a lei de Deus quando nossa natureza é pecar. "Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 João 1:8). Portanto, somos incapazes de ser julgados justos diante de Deus pelos nossos méritos e obras.

Deus não esqueceu o pecador, Ele deu a resposta que precisávamos diante da inabilidade do ser humano. Jesus tomou os pecados do mundo e derramou sua justiça para que Deus não veja mais o pecado que nos fez culpados de desobedecer aos mandamentos de Deus. O justiça e mérito de Deus nos foi atribuído para a nossa justiça. Temos sido resgatados da morte e do poder de Satanás sobre nossa vida. Somos feitos limpos, recebendo a plenitude da promessa recebida no Santo Batismo.

"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:23-24).

Somente precisamos ter fé. Acreditar que Jesus é capaz de cumprir aquilo que prometeu fazer por ti e por mim. "a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença" (Romanos 3:22, veja também Gálatas 5.5). Se você acredita o que Jesus fez por ti, Jesus fará exatamente isso. Não existe anda que possa fazer para merecer, ou receber, a graça de Deus que nos justifica diante de Deus. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9). A própria fé é um presente de Deus através da obra do Espírito Santo. Nós não temos como criar fé ou nós dar fé. Jesus é "o autor e consumador da nossa fé" (Hebreus 12.2).

Ainda hoje, tem muitas pessoas que não aceitam este dom de Deus. Eles não chegam a compreender como pode ser que Deus perdoe pecadores. A dificuldade destas pessoas é que não percebem o simples fato de que elas também são pecadoras, ainda quando sejam boas pessoas aos olhos da sociedade. O pecado habita em nós, e nos controla. Pensei somente quantas vezes você espera coisas dos outros que você mesmo não faz pelos outros. Nem somos capazes de seguir nossos próprios padrões de conduta e valores morais. Outros rejeitam toda a ideia de que Deus se fez homem. Por outro lado, tem pessoas que não conseguem seguir Jesus por medo de perder amizades, ou amigos, ou popularidade. Também tem aqueles que os prazeres do mundo são agradáveis demais. Qualquer que seja a causa por rejeitar a Deus, o fato é que muitos rejeitam Deus. O paradoxo é que a humanidade busca uma nova vida e um novo começo, no entanto rejeitam Aquele que pode dar uma nova vida pela fé em Cristo.

Se você é uma pessoa que acreditar que, no último dia, todas as coisas boas que tem feito serão colocadas em contrapeso por todas as coisas erradas que tem feito. E será capaz de sair ileso de tal situação. Te convido a reconsiderar teus pensamentos. Você nunca será capaz de sair indene pelos próprios méritos e boas obras, como temos visto. Somente o mérito de Jesus te salva, justifica e resgata da situação em que você encontra. Unicamente precisa ter fé em Cristo. Se rejeita a verdade de Deus, está confessando que não tem fé, nem acredita naquilo que Ele diz que pode fazer e que tem feito por ti. Isto inclui perdão de pecados e liberdade do poder do pecado e da morte.

O alvo de Deus é declarar o pecado justo, transformando todas as pessoas em novas criaturas em Cristo, as quais, através do novo nascimento, servem e amam ao Senhor fazendo visível o Reino de Deus e Sua justiça num mundo onde ninguém é capaz de praticá-la por sua própria força e vontade. As pessoas justificadas pela fé, assim se convertem em verdadeiros agentes de transformação do Reino. Diante de tal maravilhosa graça, nossa única resposta é viver vidas agradecidas e glorificar a Deus cada dia. Seu amor é incrível, incondicional, e mostra o caráter bondoso e misericordioso de Deus, o Criador Todo-poderoso. Esse amor nos transforma para viver uma vida transformada pelo poder do Espírito Santo. Nada nos dá tanta consolação e paz, como a doutrina da justificação pela graça mediante a fé em Cristo. Temos o privilegio e acesso ao Pai, podemos nos aproximar a Deus prontamente.

Agora, podemos ir ao mundo a servir e amar ao Senhor, como cada domingo o ministro declara na frase de Comissão. E o povo responde com alegria, EM NOME DE CRISTO.


TEXTOS PARA MEDITAR

Ecclesiastes 7:20; Isaías 64.6; Romanos 3.20, 23; Romanos 5.8; Tito 3.4-7; João 3.16; Romanos 5.1-2.



PERGUNTAS PARA REFLETIR

- Como podemos ser julgados justos diante de Deus?

- Nossas obras podem nos ajudar a ser considerados justos?

- Porque as pessoas têm dificuldades de aceitar a justificação pela fé?



LIVROS PARA SEGUIR CRESCENDO NA GRAÇA

MCGRATH, Alastair, Lutero e a Teologia da Cruz, Editora Cultura Cristã, SP

PIPER, John, O Futura da Justificação, Editora Tempo da Colheita, RJ.

SHEED, R.P, Justificação, Editora Vida Nova, SP.

STOTT, John, A Cruz de Cristo, Editora Vida, SP.


0 Comentários