As Quatro Disciplinas Saudáveis – Parte I

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito… Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal” (1 Tessalonicenses 5:16-22)


A palavra disciplina parece ser uma palavra maldita nos círculos evangélicos do século 21. Raramente escutamos pregações onde os pastores ministrem sobre a importância das disciplinas cristãs, nem sobre a relevância da disciplina pessoal na vida devocional. Isto tem levado o povo de Deus a não ter disciplina para orar, estudar a Palavra de Deus, nem a ter uma vida devocional íntima e constante com o Senhor. Neste artigo, desejo estudar brevemente quatro disciplinas saudáveis que nos ajudarão a crescer no conhecimento e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo.

DEDICAR TEMPO AO ESTUDO


Ter o hábito de ler e separar um tempo para o estudo requer de nós um alto grau de disciplina, porque existem muitas atividades que estão à nossa disposição. Hoje em dia, temos séries e filmes que podem ser vistos em qualquer hora, simplesmente apertando um botão. Sem disciplina, dificilmente escolheremos aquelas práticas que nos ajudarão a crescer em Cristo, e escolheremos aquelas que alimentam nosso ego e desejos.

Conheci pastores que leem e estudam as Escrituras somente para preparar um sermão, ou para defender uma posição teológica em um debate. Porém, têm perdido o desejo de ler as Escrituras para conhecer o Deus Vivo. Temos que aprender a ler a Bíblia, porque nela encontramos o nosso Senhor Jesus Cristo. (João 5:39)

Se desejamos crescer de forma forte e saudável, precisamos nos alimentar com alimentos sólidos. Alguns ainda preferem se alimentar com leite, porém, isso só faz com que nós permaneçamos como crianças na fé. (1 Coríntios 3.1-2; Hebreus 5.11-14).

A leitura regular e constante de toda a Bíblia nos ajudará a crescermos espiritualmente e, deste modo, as nossas decisões estarão sendo formadas e conformadas aos propósitos de Deus para a Igreja de Cristo. Em muitas ocasiões, oramos pedindo respostas a Deus quando o Senhor já tem mostrado o que devemos fazer em tais situações. Porém, desconhecemos porque não passamos um tempo regular na Palavra de Deus.

Tomei alguns minutos em cada manhã e pela noite para ler a Bíblia. Não precisa ser períodos longos, porque talvez acabem sendo cansativos no início. Aprenda a se reencontrar com o Criador através das páginas das Escrituras.

Compre um caderno para escrever aqueles textos que mais te surpreendem ou que te causam um impacto durante a leitura dos mesmos. Medite neles, e considere o contexto no qual estão inseridos tais textos. Anote o contexto, pergunte o que significava tais palavras para os primeiros ouvintes? Será que o texto contém elementos culturais relevantes para a compreensão do texto? Como o texto é relevante para mim? Preciso mudar alguma coisa na minha vida a partir do texto lido?

Este é um processo de aprendizado, não tentes de fazer todo de uma vez, porque acabará frustrado e, novamente, acabará desistindo e voltando aos velhos hábitos de ver TV, entrar no Facebook ou conversar no WhatsApp.

Seja paciente consigo mesmo. Em vários meses, terá a surpresa de lembrar muitos textos e observar como as Escrituras se conectam através dos diferentes textos e autores da Bíblia. Por mais que tenha lido as Escrituras, sempre temos mais coisas para aprender sobre elas, e é sempre bom relembrar de trechos que caem no esquecimento. Ler a Bíblia é adentrar nas verdades eternas de Deus.

Há uma diferença a ser considerada entre a leitura e a meditação da Palavra. A leitura nos ajudará a tomar um primeiro passo em conhecer o que a Bíblia diz. A meditação da Palavra nos ajudará a compreender e tomar vida na Palavra no dia-a-dia, porque vai acompanhada de oração. Assim, o Espírito ilumina a verdade na sua mente, compreendendo como aplicar os ensinos de Cristo através da orientação do Espírito Santo.

“…sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).

O aprendizado nos ajuda a mudarmos nossas vidas. Aquilo que acreditamos, deve formar nossas vidas para a glória de Deus. Não deve haver nenhuma dicotomia nesta questão. Não podemos dizer que acreditamos em uma coisa, se vivemos outra.

Para finalizar, a leitura e estudo da Bíblia deve ser acompanhada pelo aprendizado dos mestres e pastores que nos ajudarão a desvelar aquelas partes das Escrituras que resultam de difícil compreensão. Portanto, as leituras de livros cristãos, das mais diversas temáticas, nos permitirão seguir crescendo na graça e na verdade de Cristo. Invista dinheiro em bons livros que serão tesouros valiosos, não somente para ti, mas também para os seus filhos e familiares.


Publicado primeiro no Reformai.


+





0 Comentários