Lendo a Bíblia pela primeira vez



Se você nunca antes tem lido a Bíblia, ou nem os evangelhos no Novo Testamento, talvez você gostaria ter uma conselho por onde começar a leitura da Bíblia. O evangelho de Marcos é um ótimo lugar para começar, porque é o menor dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), e um livro cheio de ação onde encontramos uma imagem nítida sobre Jesus. Este evangelho fui escrito pensando em pessoas como tu, pessoas que não têm experiência em costumes e cultura judaicas.

Por que eu deveria confiar em Marcos?

Muitas pessoas têm diferentes idéias e opiniões a respeito de Jesus, mas é importante confiar no relato que nos foi dado por pessoas que estiveram com Jesus ou conheceram Jesus e, portanto, conhecem do que estão falando. Marcos acompanhou muitas das viagens missionárias dos apóstolos Paulo e Pedro, dois apóstolos chaves na igreja primitiva.

Isso significa que Marcos era capaz de escrever histórias do ponto de vista de Pedro, quase como seu escrivão. Como Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, Marcos está escrevendo com uma testemunha que presenciou tudo. Não há ninguém vivo hoje, 2000 anos mais tarde, que poderia estar em melhor posição para nos informar sobre Jesus do que um dos seus discípulos, que realmente estava lá para ver tudo acontecer!

Como devo ler

A coisa mais importante é a sua atitude diante da leitura. Humildade, gratidão, entusiasmo e emoção devem estar em todo tempo no nosso coração, porque o próprio Deus está nos falando do Seu Filho Amado, Jesus. Comece orando e pedindo a Deus para ajudar você a entender o que você lê e o que fazer sobre isso depois. Lembre-se que está lendo a própria Palavra de Deus que nos fui dada pela mãos de homens sendo orientada e inspirada pelo Espírito Santo.

Escolha uma Bíblia ou um Novo Testamento, e busque o evangelho de Marcos. Se você não tem sua própria Bíblia, você pode lê-la on-line aqui. Você não tem que ler tudo de uma vez (mesmo que isso sendo ótimo). Você pode simplesmente começar com apenas alguns minutos a cada dia e, pouco a pouco, ir absorvendo tudo o que você está lendo.

Mas conforme for lendo, você pode achar útil fazer perguntas como estas e anotar as suas respostas em algum lugar.

  • O que se destaca para mim? O que eu acho confuso? O que eu acho interessante?
  • O que significa essa palavra?
  • Eu vi muito essa palavra ou frase, por quê?
  • Como eu poderia resumir esse parágrafo ou capítulo? Qual é a grande idéia aqui?
  • O que há de novo para mim? O que eu ouvi antes que seja semelhante?
  • O que eu estou aprendendo sobre Jesus? Como é que é diferente do que eu pensava?
  • O que Deus pode querer que eu saiba? O que Deus pode querer que eu faça?

Comece e obtenha ajuda

Você não precisa fazer todas essas perguntas, contudo conforme você for anotando as respostas, encontre que as mesmas estão lhe ajudando a manter o foco. Também significa que você pode voltar para as suas perguntas mais tarde sem ter que parar a leitura a cada instante. E se você tem perguntas que não sabe as respostas, você me pode escrever perguntando e será um prazer te responder e juntos encontrar as respostas.

Existem diversos métodos para poder estudar e ler a Bíblia, contudo o mais importante será sempre começar a ler a Palavra de Deus, e não esperar a ter todas as respostas.

Se precisa de mais ajuda, ou tem dúvidas, por favor entre em contato. Estou aqui por ti.

_________
Artigo publicado no site de Youthworks, fervr.net, um ministério de jovens da Diocese Anglicana de Sydney.



0 Comentários