NÃO EXISTE CAMINHO SEM COMUNHÃO


Leituras Bíblicas: 1 João 5:4-12 | João 20:19-29
3 de Abril, Primeiro Domingo depois da Páscoa

Hoje faz uma semana que estávamos celebrando a ressurreição do nosso Senhor. Que glorioso instante na história da humanidade nos lembramos no domingo da Páscoa.

Na leitura de hoje, Jesus aparece aos seus discípulos depois da ressurreição. Os discípulos estavam reunidos em um lugar secreto, estavam com medo e temor, e Jesus aparece e dá uma palavra de paz para eles. A paz faz desaparecer o temor e o medo, e conforta os corações.

Não só Jesus conforta os corações, vai além disso, “Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados” (vv. 22-23).
Imaginem a mudança da história que tais palavras causaram nos discípulos. De estar escondidos e com medo a receber o Espírito e a autoridade pelo poder do Senhor, Jesus Cristo. Aquele momento mudou a história dos apóstolos e, sem dúvida, da Igreja. Porém, não sei se perceberam que dois dos discípulos não estavam presentes. Judas que tinha se suicidado depois de trair a Jesus; e Tomás que não temos certeza onde se encontrava. Tomás perdeu um momento histórico, porque não estava presente. Às vezes, perdemos muito mais do que imaginamos, porque não estamos na congregação do povo de Deus. Possivelmente, se Tomás houvesse estado presente, ele não houvesse duvidado da ressurreição de Jesus. Observe a condição na qual ele acredita na ressurreição (v. 25) e a resposta do Senhor (vv. 29). Sejamos atentos à nossa fé, e ao que realmente acreditamos de verdade.

Amado, será que você realmente acredita no Senhor, Jesus Cristo, como Mestre e Salvador da sua vida? Será que tomas seriamente os cultos dominicais e outros encontros da Igreja? Será que sempre chega pontual no culto como sendo um encontro com Deus? Será que muitas das dúvidas que existem no coração não são frutos de estar longe da presença de Deus? Será que nem estás frio nem quente por causa da sua distância com Deus?

Irmãos, tomemos um tempo para considerar estas coisas, não endureça seu coração, e esteja pronto a responder à chamada do Senhor para renovar dia a dia a comunhão com Deus e com os irmãos na congregação dos justos.

ORAÇÃO

Caro Senhor, Deus Todo-poderoso, estou aqui, ajuda na minha falta de fé, renova minhas forças cada dia, e permita que eu esteja sempre pronto para vir ao Seu encontro. Me ajude a ser fiel congregando com o povo de Deus e adorando-Te na beleza da Sua santidade. Amém.

+

0 Comentários