Quer estudar com o bispo?


Estes dias esteve lendo o livro de Eclesiastes, novamente. A verdade já passou algum tempo desde a última vez que esteve meditando neste livro do Antigo Testamento. Ele tem muitos aspectos filosóficos e conselhos práticos para refletir cada amanhecer.

A leitura de Eclesiastes tem sido muito agradável. Por este motivo, decidi escrevi uma série de meditações/estudos sobre este livro, e compartilhar com aqueles leitores que estejam interessados.

Não existe melhor forma que começar o estudo de Eclesiastes que lendo alguns textos do mesmo que traz alegria a alma e conforto a vida.

Um breve conselho, antes de continuar lendo, abre sua Bíblia, prepare um caderno para anotar aquilo que o Espírito te mostrei e as reflexões do texto e, finalmente, server-te um taça de café.

O que significam para ti as seguentes declarações?
"Não há nada melhor para o homem do que comer e beber e permitir-se ter prazer no seu trabalho. Vi que isso também vem da mão de Deus. E quem pode desfrutar da comida e da vida sem ele? Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade ao homem que lhe agrada. Mas ao pecador ele dá o trabalho de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem agrada a Deus. Isso também é ilusão e perseguir o vento!" - Eclesiastes 2:24-26
"Compreendi que não há felicidade para o homem, a não ser alegrar-se e fazer o bem enquanto vive. Compreendi também que poder comer, beber e desfrutar do seu trabalho é um presente de Deus." - Eclesiastes 3:12-13
"Eu também disse no coração: Deus prova os homens para que possam ver que são como os animais. O que acontece com os homens é o mesmo que acontece com os animais; a mesma coisa acontece para ambos. Assim como um morre, morre também o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida. O homem não tem vantagem sobre os animais. Tudo é ilusão. Todos vão para o mesmo lugar; todos são pó e todos retornarão ao pó." - Eclesiastes 5:18-20
Eclesiastes é um livro de surpresas. Onde percebemos a noção de centralidade e harmonia entre tensões constantes que vivemos, como homens. Ele nos mostra a futilidade da busca desejos inúteis, inclusive seria correto afirmar que condena tais desejos. Advertindo assim contra a busca de popularidade, notoriedade, bens, sem mais. Por outro lado, dá um ar fresco aos desejos das ações transformadoras. Apresentando assim o trabalho, como uma ação transformadora nas mãos de Deus. Espero, talvez de forma inocente, que possamos chegar a concordar com a valia deste livro para sua vida e para a minha, e o estudo e meditação do mesmo nos transforme e, por que não, nos forme a imagem de Deus.

Se Deus permite, este estudo terá treze lições as quais espero finalizar os próximos dias antes de começar Advento. O alvo deste pequenas meditações, e talvez estudos, é ajudar a aprender o máximo diretamente da própria Palavra de Deus. Encontrará algumas perguntas ao final do estudo, podendo usar as mesmas, se considera útil para o processo de aprendizagem. Não se preocupe tanto em responder perfeitamente as perguntas, como aprender o que estamos lendo juntos.

Este encontro com Deus será uma experiência impactante, se permite o Espírito Santo envolver-se no estudo e mudar suas ideias e pensamentos sobre o texto para que Ele mostre o que realmente está desejando te comunicar. Precisamos estar dispostos a mudar nosso entendimento da Bíblia, se desejamos conhecer mais intimamente a Deus. Nos meus anos de professor, percebi que muitos alunos não desejam mudar suas opiniões pre-estabelecidas, eles não chegam para aprender; pelo contrário, desejam confirmar aquilo no qual já acreditam. Estão fechados a novas ideias, ainda quando as suas próprias estejam erradas. Se este é o seu desejo, talvez aqui não seja o lugar certo para você.

Minha oração é que estes textos te ajudem a crescer na graça e conhecimento de Deus.

Que Deus esteja contigo.

+

0 Comentários