O futuro tem igreja ou a igreja do futuro


Se observamos o presente no Brasil, pensaremos que a Igreja tem um grande futuro, com certeza. Agora bem, se observássemos somente Europa, talvez poderíamos ter outra perspectiva.


Se houvéssemos nascido em País de Gales a finais do século 19, estaríamos convencidos do grande futuro da Igreja nesse país. Lembremos que País de Gales teve um grande avivamento no início do século 20. Deus mudou de tal modo o coração das pessoas que, sem nenhuma obrigação, elas pararam de ir aos jogos de futebol e terminou por não ter mais jogos. As tavernas fecharam, devido a que foram tantos os que aceitaram a Cristo que não voltaram mais a estes estabelecimentos. Hoje em dia, Pais de Gales é um dos países mais secularizados da Grã Bretanha. Encontramos centenas de capelas fechadas e igrejas vazias. Isto faz que me pergunte, se o futuro tem Igreja?

Eu acredito que sim. Acredito que a Igreja do Futuro não será como a igreja do presente, mas será como a igreja do passado. O evangelho requer que os cristãos descubramos, novamente, uma saudável eclesiologia fundamentada na igreja primitiva, mas com os olhos no futuro.

Isto, evidentemente, requer que sejamos capazes de produzir uma mudança de paradigma nas correntes eclesiológicas atuais no Brasil. Temos que amar apaixonadamente a IGREJA, como nunca a temos amado. Ao mesmo tempo, a Igreja precisa recuperar a seu mensagem contra-cultura e sua coragem de ser conhecida pelo amor às pessoas. Ao mesmo tempo, Deus confiou à Igreja o futuro das nações, porque somos embaixadores do Reino de Deus. Inclusive, mais que embaixadores, somos o povo que faz visível o Reino de Deus nas nações.

Por esta razão, tenho a absoluta certeza de que uma nova geração está surgindo em meio do caos. Serão os novos Reformadores do Brasil, e o futuro os pertence. Neles, encontraremos profetas que reformem as paróquias e apóstolos que abram novas paróquias, onde quer que estejam.

Com esta missão e visão, desejo convidar a todos a participar do Culto Inaugural da Igreja Anglicana do Vale do Paraíba em São José dos Campos. Venha estar conosco, às 10.30 horas, este domingo 30 de setembro.

Juntos, vamos fazer história. Seja parte de nós, como nós desejamos ser parte de ti.

0 Comentários