O dia começa com as pequenas coisas


Eu sou bispo de uma pequena igreja anglicana e pastor de um novo ponto de pregação. Temos liturgia. Não temos um templo próprio, nem Datashow. Nem temos a maioria de coisas que muitas igrejas ao nosso redor tem. Temos recursos muito limitados e os problemas aparecem por todos os lados. Possivelmente, não somos os únicos nesta situação no Brasil.

A maioria das coisas são feitas por uns poucos voluntários que trabalhamos incansavelmente para criar um projeto que caminha dia a dia. Por isso, acredito que existe esperança para os pequenos.

Vivemos em meio de pastores que aparecem na televisão e outros que tem “mega igrejas.” Eles nem precisam preocupar-se de orçamentos, recursos, pessoal, entre outras coisas que estão longe da minha realidade.

Nossa igreja não aparecem nas portadas dos jornais, nem os nossos pastores são convidados a dar palestras, contudo seguimos trabalhando como formigas, passo a passo.

Temos visto muitos irmãos desistir nesta caminhada. Outros estavam conosco pelos motivos errados. Temos chorado e rido, e, sobretudo, temos visito a providencia e a graça de Deus.

Se temos aprendido uma coisa neste tempo, é que Deus se alegra no dia das pequenas coisas. Cada manha, a vida começa com as pequenas coisas (um banho, um café de manha e beijo a esposa); no entanto, elas são importantes para começar o dia bem.

Por isso, eu tenho sempre presente os pequenos passos que são importantes na nossa caminhada.

Faça um plano

Quem é você? Onde está? Onde quer chegar? Que precisa fazer para chegar? Qual é o primeiro passo? E o seguinte? Quem vai fazer o que? Como?

Estas perguntas vão ajudar a fazer o plano.

Pequenos passos

Na Espanha, temos um ditado que diz, “Roma não se fez em um dia.” Uma grande verdade. Antes de correr, aprenda a andar.

Encontre seu herói

Se não tem dinheiro, então precisa dos voluntários que acreditem no sonho. Deus sempre dá estas pessoas maravilhosas na sua providencia. Orei por eles, ajudei a entender o projeto, dá liberdade, orientei e mantenha contato. Cada projeto será muito eficaz, porque vai ter o herói que levei adiante o mesmo. Estes heróis somente estão esperando uma oportunidade e orientação para ser verdadeiros heróis anônimos da fé.

Por certo, se eles querem títulos ou reconhecimentos, podem ter certeza que não são as pessoas que está procurando. Os heróis fazem o que fazem para a gloria de Deus.

Faça alguma coisa 

Não fiquei esperando o milagre, seja o milagre. Pode parecer autoajuda, mas, na verdade, é o principio de que Deus já nos enviou a fazer sua obra. Então, não é para ficar esperando.

Aprenda dos erros, como comete eles. Seja rápido em pedir perdão. E siga adiante. Se espera perfeição, talvez fique toda a vida esperando.

Atravessa o rio 

Sempre vai encontrar pessoas que falem, “sempre temos feito deste jeito.” Ou "as coisas se fazem deste jeito.” Talvez, seja o tempo de atravessar o rio e abandonar o deserto. Não escute aqueles que discordem com você. Busquei seus heróis que avancem passo a passo para tomar a terra prometida.

~~~

Estes tem sido sempre passos que tenho seguido na minha caminhada. E, se somos pequenos, estamos seguidos os passos das formigas. Elas são pequenas e quase invisíveis, as vezes. Nem percebemos elas, mas elas trabalham dia e noite. Então, as pessoas percebem um dia que um enorme formigueiro tem surgido na superfície, mas ele ainda é maior, mais profundo e extenso, onde os olhos não podem ver.

Podemos ser que sejamos pequenos, mas não estamos fora de jogo.

Não seremos pop-star, mas adoramos ao Senhor em espirito e verdade.

Somos insignificantes, mas estamos participando da grande historia de redenção. E somos parte do Reino de Deus que caminha com passos firmes para fazer historia neste Brasil amado.

A historia ainda continua...

+

0 Comentários