A importância do Ensino no Novo Testamento


Analisando o Novo Testamento, nota-se a importância remetida ao ensino dentro da Igreja e se vê o grande valor dele já nas palavras de Cristo, mencionadas em Mateus 28.16-20. Tornando-se um dos deveres da Igreja aqui no Mundo ensinar o povo, isso remonta para a função das pessoas na igreja, no caso, bispos, presbíteros, diáconos, e demais membros - pais e mães especialmente - para ensinar e participar da formação do indivíduo, sendo desta maneira a participação de todos muito importante.

Como diz Leopoldo Heimann:
A Igreja precisa ter e praticar um eficiente e continuado processo de formação espiritual para que o povo de Deus receba conhecimento da Palavra de Deus e tenha habilidade para viver, testemunhar e anunciar a sua Palavra.
A Bíblia é a Palavra de Deus viva em que se encontra tudo o necessário para salvação, sempre lembrando que a Igreja também visa um bom ensino às pessoas, pois é contra o analfabetismo das pessoas. Além da alfabetização secular, a Igreja tem o compromisso de promover a alfabetização religiosa e espiritual, doutrinária e teológica, de “todas as nações”. A própria Bíblia dá testemunho de si mesmo, mostrando a importância do ensino de ser usada para tal.

Na segunda carta a Timóteo 3. 15-16 está escrito: “E, que desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” Este relato mostra a função da Bíblia para a formação das pessoas, tanto para a salvação, quanto para a vida secular.

O próprio Jesus dá exemplos e mostra que ensinar é preciso, Jesus é mostrado na Escritura como mestre que ensinava e pregava, Ele ensinava pregando. O que Jesus ensinava e como Ele ensinava o tornam um educador por excelência, o próprio Deus é quem ensina por meio de Jesus. Em Mateus 11.1 tem-se um exemplo, “Ora, tendo acabado Jesus de dar estas instruções a seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles”.

A Bíblia, no Novo Testamento, também aponta para um aspecto importante, a formação de pessoas aptas para ensinar. Exemplos disso podem ser encontrados nas cartas pessoais de I e II Timóteo, elas dão ênfase à sã doutrina, dão um verdadeiro ensinamento das coisas de Deus, como a pessoa deve viver a vida e ser ensinada de acordo com o Evangelho pregado pelos apóstolos, isso sem dúvida se refletiria também numa conduta cristã diante da sociedade.

A formação adequada de pessoas para o ensino é relevante para serem capazes de ensinar, transmitirem as coisas certas e estarem preparadas para aquilo o que iriam fazer. Como está escrito em I Timóteo 4.13, “Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

Os exemplos bíblicos reforçam a necessidade do ensino e sua importância dentro da igreja para a vida das pessoas. De fato, dentro da Bíblia é mostrado o porquê de se ensinar e manter o ensino às pessoas. Mesmo com poucos exemplos pode-se ter uma noção da dimensão que o ensino abrange dentro da comunidade cristã, mostrando uma Igreja que realmente cumpre a sua função aqui na terra, que é de pregar a Cristo, também cumpra com as funções decorrentes disso, sendo uma delas, ensinar as pessoas.


0 Comentários