Anglicanos Protestantes ou Anglicanos Católicos


Talvez, tenha ouvido falar sobre os anglo-católicos, ou sobre os anglicanos reformados, ou os episcopais anglicanos. Alguns anglicanos falam que são católicos, outros falam que são protestantes, e outros falam que são tudo isso e muito mais. Então, provavelmente, você possa estar confundido sobre tudo isto, afinal os Anglicanos são protestantes ou católicos?

A resposta pode parecer uma contradição em si mesma, mas a Igreja Anglicana realmente é tanto Protestante como Católica, como todas as igrejas reformadas. Os próprios Reformadores Protestantes fizeram uso do termo “católicos reformados,” porque entendiam que estavam reformando a Igreja Católica dos erros de Roma. Por este motivo, resulta incorreto chamar somente de “católicos” os membros da Igreja de Roma. Na verdade, os termos Protestante e católico não são opostos, ou contrários, como muitos cristãos pensam.

Há Católicos que aceitam e obedecem a autoridade do Papa, o Bispo de Roma. Eles são conhecidos como católicos-romanos. Contudo há outros Católicos que não aceitam a autoridade do Papa, nem aceitam os dogmas ou ensinos da Igreja Católica Romana. Alguns destes Católicos são chamados de Evangélicos, Protestante e Reformados. Entre eles, se encontram os Anglicanos. Portanto, os termos “Protestante” e “Reformados” deveriam ser em oposição com “Romano,” em vez de com “Católico.”

A Igreja Anglicana é Católica, porque é a mesma igreja que a igreja dos primeiros cinco séculos. Assim, continua a fé e prática da igreja primitiva, baseada nas Sagradas Escrituras, afirma os Credos universais, celebra os dois sacramentos de Cristo e o ministério apostólico.

A Igreja Anglicana é Protestante e Reformada, porque afirma as Cinco Solas, as doutrinas reformadas, continua firme contra todas aquelas inovações em doutrina e culto, em que a fé Cristã tem sido desfigurada ou esquecida, permitindo erros, pecados e heresias na Igreja através dos séculos.

Assim, há Católicos que estão em comunhão com Roma, e Católicos que não, como é o caso de todas as igrejas reformadas.

Então, como difere a Igreja Anglicana de outras igrejas evangélicas?

As igrejas que surgiram da Reforma do século 16, e das seguintes divisões nestas igrejas, ainda quando variam nas suas crenças e práticas, e nem sempre estão em relação oficial entre elas, são conhecidas, como igrejas evangélicas no Brasil.

A Igreja Anglicana é uma igreja evangélica na medida em que ela compartilha com estas igrejas os princípios evangélicos. A Igreja Anglicana credita, como evangélicos, que as Sagradas Escrituras são a inspirada Palavra de Deus e contêm todas as coisas necessárias para a salvação e para uma vida agradável a Deus. Nós nos aplicamos fielmente à leitura, ao estudo, ao ensino e à pregação das Escrituras, acreditando que elas são a fonte para nossa maturidade espiritual. Também aceitamos a distinção evangélica que enfatiza a importância do relacionamento pessoal com Jesus Cristo, de uma vida consagrada a Ele e de um compromisso com evangelismo e missões.

Entretanto, difere com outras igrejas no culto e governo da igreja. A Igreja Anglicana mantém a ordem de culto histórico que foi purificado das práticas errôneas, chamado de Livro de Oração Comum; observa o ano cristão; usa vestes; e continua o ministério apostólico.

A Igreja Anglicana conserva a estrutura da igreja primitiva de concílios e conselhos, e, também, o triplo ministério ordenado: diáconos, presbíteros e bispos. Também, tem continuado usando as palavras cristãs de uso antigo, como paróquia, confirmação, diocese, entre muitas outras.

Existem outras igrejas evangélicas que tem muitos aspectos semelhantes a Igreja Anglicana; por exemplo, a igreja metodista, igreja luterana e a igreja presbiteriana.

Qual é a diferença entre a Igreja Anglicana e a Igreja Católica Romana?

Existem muitas diferenças a ser consideradas entre estas duas igrejas. Possivelmente, devemos começar com a questão da autoridade. A Igreja Anglicana acredita que a suprema autoridade se encontra na Bíblia, enquanto a Igreja Católica Romana afirma que autoridade vem da Igreja.

Isto leva a considerar a jurisdição do Papa. A Igreja Anglicana considera que o Papa é somente o bispo de Roma, e não tem autoridade ou supremacia patriarcal sobre a Igreja universal. Portanto, o Papa não é o Vicário de Cristo na Terra. Acreditamos que, somente, Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, como corpo de Cristo, e ela é a sua representante (embaixadora) na Terra.

Isto nos leva a discordar com o magistério da Igreja (Católica Romana) e a tal chamada infalibilidade Papal, e afirmar as Escrituras como única regra de fé e prática. Negamos que a tradição, ou os concílios, sejam iguais ou tenham a mesma autoridade que as Escrituras. Afirmamos que os Concílios tem errado no passado, e podem errar no presente e no futuro.

Discordamos que somente alguns cristãos sejam sacerdotes, entendemos que todos os cristãos são parte do sacerdócio universal dos crentes. E todos somos chamados a ser ministros, ainda que alguns sejam chamados e ordenados (separados) para cumprir o triplo ministério ordenado, também chamado de ordens.

Discordamos com a afirmação católica-romana de que a justificação seja pela fé e as boas obras, como também discordamos com o ensino de que o batismo nos regenere ou que Cristo esteja presente corporal e fisicamente na Santa Ceia, ou sacrifício perpétuo. Afirmamos dois sacramentos, como instituídos pelo próprio Jesus Cristo, e negamos a existência de sete sacramentos, como meios de salvação e santificação.

Discordamos com as práticas da Igreja Católica Romana referente à veneração e intercessão aos santos e a Maria, como a noção do purgatório, relíquias, indulgências e adoração ao santíssimo são práticas errôneas. Entendemos estas práticas, como repugnantes ao Senhor, Jesus Cristo, e às sagradas Escrituras.

Negamos os dogmas marianos da concepção imaculada da virgem Maria, sua ascensão corporal, perpétua virgindade, ou a possibilidade de Maria ser a Mãe de Deus e da Igreja.

Estas são algumas das principais diferenças entre a Igreja Anglicana e a Igreja Católica Romana, mas existem outras que poderiam ser consideradas.

Que somos...

A Igreja Anglicana, como uma Igreja Protestante e Reformada, reafirma seu testemunho constante contra todos os erros doutrinários, e rejeitamos todas as práticas, costumes e dogmas que sejam contrárias às Escrituras, como foram rejeitadas e abandonadas na Reforma da Igreja de Inglaterra.

Finalmente, reconhecemos a existência dos anglo-católicos, como um movimento que deseja levar de volta a Igreja Anglicana as costumes, crenças e práticas da Igreja Católica Romana. Este movimento dá ao termo “católico” um significado diferente ao qual tem sido apresentado neste tratado, e mostra a diferença deste movimento com a Igreja Anglicana. Acreditamos que os anglo-católicos tem distorcido a identidade e natureza da Igreja de Inglaterra e o Anglicanismo, e pensamos na urgência de promover os princípios da Igreja de Inglaterra.

+

11 comentários:

  1. A Paz esteja contigo, amado irmão! Isso que precisava saber... Estava falando com o Ronildo (você o conhece pelo Facebook, ele é um contato teu lá) que os Anglicanos são protestantes mais próximos do Catolicismo do que qualquer um protestante... Por causa que, não só oram aos santos, mas são à favor do Ecumenismo! Glória a Deus, alguém explicou a diferença! Que Deus o abençoe grandemente, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso no Brasil. Sou Batista e ao morar na Australia, participei de uma igreja anglicana de nominada, Low anglicana, onde a fé era evangelica reformada, não havendo presença de santos. Inclusive na minha cidade, Vitória-ES, tem uma anglicana que é da vertente evangelica.

      Excluir
    2. Nos temos um ponto de pregação da Igreja Anglicana Reformada na cidade de Vila Velha. Realmente, a maioria de anglicanos ao redor do mundo são evangélicos.

      Excluir
  2. Obrigado pelo seu comentário, Dc. Bernardo.

    Se permite desejo esclarecer que os Anglicanos NÂO oramos aos santos.

    Participe sempre, e seja muito bem-vindo.

    ResponderExcluir
  3. As I can see on the photo above there are neither Anglicanos Protestantes nor Anglicanos Católicos, but Eastern-Orthodox Anglicanos. ;)

    ResponderExcluir
  4. Dizma, in fact, the picture is from an Orthodox and Anglican gathering in Europe. ha ha ha

    ResponderExcluir
  5. Considero a Igreja Anglicana como uma Igreja Seria e com boa Teologia Cristã.na verdade a Igreja Anglicana e também a Igreja Luterana são Igrejas que preservaram o Antigo Culto Cristão que é um culto muito bonito,organizado e agradável.
    Espero que no futuro existar Congregações da Igreja Anglicana Reformada do Brasil nas Cidades de Ananindeua e Belém do Pará.
    Que a Igreja Anglicana Reformada do Brasil crrescar e esteja presente me todo Brasil para que Homens e Mulheres sejam Salvos por Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai depender de pessoas que sejam chamadas para começar trabalhos nessas cidades. Deus te abençoe

      Excluir
  6. Eu estou muito feliz em tirar as minhas dúvidas e saber que a Igreja Anglicana é uma Igreja que preserva o culto fã Verdade.
    Queria saber o endereço de uma Anglicana aqui em São Paulo.
    Sou reformado e louvo a Deus pelos meus irmãos anglicanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos vários endereços, em qual região você morra em SP?

      Logo, poderá encontrar toda a informação sobre onde estamos no novo site que estará sendo publicado em umas semanas.

      Excluir