Que é a maçonaria?


No seguinte vídeo, o Venerável Mestre Marcílio explica o que é a Maçonaria. Tomei este vídeo mostrando a visão dos maçons para não ser acusado de manipular aquilo que, realmente, a maçonaria é desde seu próprio entendimento.



Este vídeo mostra vários aspectos interessantes pelos quais acredito que é incompatível a dupla afiliação do cristão, tanto à Igreja como à uma loja maçônica. As Escrituras nos ensinam que não podemos obedecer a dois senhores (Mt. 6.24) e, verdadeiramente, é impossível. Esta dificuldade não vêm de parte da maçonaria, afinal a maçonaria aceita pessoas de todos os credos e religiões do mundo. O questionamento nasce dos próprios cristãos.

Os maçons falam, como vemos no vídeo, que são de caráter religioso, mas não são uma religião. Bem, isso vai depender de como se defina uma religião. Pessoalmente, se é de caráter religioso, intrinsecamente é religião ainda que não seja Igreja. A Wikipedia define deste modo a religião, "é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais."

Sinceramente, a maçonaria cumpre este requisito mais que suficientemente. Tem termos claramente religiosos; por exemplo, "templo," "altar," "luz." Encontramos cerimônias e ritos próprios e diferenciais de qualquer outra organização humana, inclusive funerais. Tem uma divindade, "o Arquiteto do Universo." O Mestre fala assim, "porque chamamos o Arquiteto do Universo? Porque em outras religiões podem utilizar um nome... Jeóva... diversos nomes, então como a maçonaria é universalista, não estamos preocupados com a religião, então chamamos de Arquiteto do Universo."

Depois de escutar estas palavras, a primeira observação, é que não estão preocupados com o Cristianismo e a Igreja de Cristo, isso é óbvio, mas estão sim com a religião. Tem uma divindade, Arquiteto do Universo, a que se devem submeter e devem obediência. Segundo, este "Arquiteto do Universo" é um ser sincrético. Ele pode ser o Deus Trino, pode ser Alá, pode ser Jeová, ou pode ser Buda, inclusive se alguém é satanista, então pode ser satanás. Finalmente, a maçonaria é universalista, o que significa que todos terminarão sendo salvos sem importar se tem a Cristo ou não. Isto explica o fato de ter seu próprio rito de enterro. Evidentemente, nem precisamos dizer  o quanto estes aspectos são contrários ao Cristianismo.

A Bíblia somente é usada nas lojas maçônicas, porque o cristianismo é a principal religião do Brasil. Então, isso indica que podem ser usados outros livros em outros países do mundo; por exemplo, o Corão. Já que, em outros países, onde existem outras religiões majoritárias, serão outros livros usados.

Se a maçonaria fosse simplesmente uma sociedade filantrópica, ou uma ONG, então não veria problema nenhum em participar, ainda que restaria a pergunta, porque não fazemos essa obra social através dos ministérios sociais da igreja local, ou missões de desenvolvimento econômico e social?

Contudo, a maçonaria é uma religião e, ao mesmo tempo, uma sociedade secreta, como mostra o fato de que tem cerimônias e ritos que só os iniciados podem participar; inclusive, até o ponto, que nem janelas tem no templo. Se o motivo verdadeiro fosse que as pessoas não poderiam entender, isso se resolveria com livros explicativos e respondendo às perguntas abertamente.

Ao mesmo tempo, se fosse simplesmente uma ordem filantrópica, como se diz no vídeo, por que ter ritos e cerimônias secretas? Acho que é muito mais que discreta, ainda que é secreta, infelizmente. Leiamos a definição de uma sociedade secreta que encontramos em Wikipedia, "sociedade secreta é uma associação de iniciados que tiveram acesso a certos mistérios e que acreditam que estes segredos não devem ser compartilhados com as demais pessoas, por elas serem incapazes de compreendê-los."

O problema com a maçonaria não é que sejam más pessoas. Com certeza, tem gente fina e boa, e tem gente nem tão boa. Pessoalmente, não tenho conhecido nenhum cristão, com sã doutrina e vida santa, que seja maçom. O problema é que não é compatível com a fé Cristã, porque entra em conflito com os ensinos das Escrituras nos seguintes pontos:

1) une cristãos e não-cristãos em uma mútua aliança (2 Cor. 6:14-18);

2) requer votos nos quais é usado o nome de Deus inadequadamente ou em vão (Ex. 20:7, Lev. 5:4-6, Mt. 5:34-37, Tiago 5:12);

3) se mostra a si mesmo, como dando ensinos em harmonia com a Bíblia quando é outra verdade (2 Pe. 3:16);

4) se apresenta como uma "filosofia" que oferece uma esperança falsa através de uma salvação pelas obras, mas ignora o nome do nosso Senhor, Jesus Cristo (Jo. 17:3, 1 Tim. 2:3-6, Col. 2:8-10, Ef. 2:8,9).

No Manual da Igreja Metodista Livre, lemos:
"A suprema lealdade do cristão é com Jesus Cristo, o Senhor (Atos 2:36; Romanos 14:9). Em todas as suas associações, os cristãos devem manter-se livres para seguir a Cristo e obedecer à vontade de Deus (2a Coríntios 6:14-18). Por isso, nós nos privamos de juramentos solenes de segredo em comunhão com incrédulos que obscureçam nosso testemunho. 
Aquelas associações voluntárias que exigem juramento, voto ou promessa de sigilo, ou uma senha secreta como condição de membresia devem ser consideradas sociedades secretas. Em contradição ao ensino de Cristo e do Novo Testamento, essas sociedades exigem alianças e votos que comprometem as futuras ações daqueles que se associam a elas (Mateus 5:34-37). Como cristãos, então, nos recusamos a jurar lealdade sem reserva a qualquer sociedade secreta, pois vemos tal submissão em conflito direto com a rendição incondicional a Jesus Cristo como Senhor. Devemos nos manter livres para seguir a vontade do Senhor em todas as coisas. 
A maioria das sociedades secretas é religiosa por natureza. São feitas orações, cantados hinos e os membros se engajam em atos de culto diante de um altar. Capelães são escolhidos para dirigir cultos e conduzir funerais. Mas o culto dessas sociedades é unitariano, não cristão; sua religião é moralista, não redentiva; e suas finalidades são humanistas, não evangélicas (Atos 4:12). Nós nos abstemos, portanto, de sermos membros de qualquer sociedade secreta, e quando nos unimos à Igreja, renunciamos à membresia em qualquer loja ou ordem secreta com a qual anteriormente tenhamos nos unido. 
Não exigimos que aqueles que se tornaram membros da Igreja cessem todos os pagamentos necessários para manter os benefícios de um seguro em vigor previamente contraído através da membresia, por exemplo, em uma loja maçônica."
Pessoalmente, não entendo o que faz um cristão unir-se à maçonaria, porque todas as questões positivas nela (obra social, fraternidade, masculinidade) são parte integral da Igreja. Possivelmente, o problema se encontre na visão distorcida que muitos cristãos tem da Igreja de Cristo, devido o caos reinante nas igrejas evangélicas brasileiras.

Ao mesmo tempo, acho um insulto e uma ofensa quando um cristão, se tem a obrigação de escolher entre a Igreja e a maçonaria, sempre escolhe a maçonaria. Infelizmente, isto mostra onde está sua verdadeira fidelidade. Portanto, mostra que prefere a maçonaria que a Igreja de Jesus Cristo.

Quando alguém deseja ser maçom precisa participar de um rito de iniciação onde se coloca atrás de uma porta e chama, e perguntam quem está ai. Ele responde, "alguém buscando a luz." E minha resposta é, "como é? um cristão buscando a luz?" Os cristãos não buscamos a luz, temos a LUZ (Jesus Cristo) e somos a luz do mundo.

Não tentei mostrar as questões mais controvertidas da maçonaria, como os aspectos considerados mais ocultos, porque não tenho fontes confiáveis em português. Contudo, quero deixar alguns links para aqueles que desejam estudar com mais profundidade esta questão:

0 Comentários