Crescendo na Graça - O Espírito Santo



Falar do Espírito Santo, é falar da pessoa da Trindade que menos atenção recebeu por muitos séculos. Mas isto mudou no século 20 com o surgimento do movimento Pentecostal e, posteriormente, o movimento carismático entre as igrejas tradicionais e a chamada "terceira olá". No Brasil, existe um elemento próprio que tem sido as igrejas neopentecostais. Igrejas surgidas no Brasil com uma idiossincrasia própria. Nas últimas décadas, tem também surgido o movimento da Nova Reforma Apostólica. Todos estes movimentos têm levado a escrever e estudar com maior profundidade a pessoa e obra do Espírito Santo.

O Artigo da Fé diz simplesmente aquilo que já é conhecido pelos próprios Credos Universais da Santa Igreja de Cristo,

ARTIGO V - DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, é da mesma substância, majestade e glória que o Pai e o Filho, verdadeiro e eterno Deus.

Uma das principais controvérsias sobre o Espírito Santo nos primeiros séculos da Igreja, é sobre o que diz no Credo, "procedente do Pai e do Filho". As igrejas ortodoxas e as igrejas orientais têm rejeitado a clausura de filioque (significado, "e do Filho"), como sendo contrário pela catolicidade da Igreja, porque fui adicionado sem a permissão de um Concílio Geral da Igreja de Cristo. Portanto, consideram ser uma mudança da doutrina sobre o Espírito Santo, como foi aprovado pelo primeiro Concílio de Constantinopla, já que o texto grego do Credo Niceno não contém esta clausura. A partir do Terceiro Concílio de Toledo (589 d.C.), foi adicionado filioque no Credo, ainda que tal doutrina já estava presente na Igreja Ocidental.

As Escrituras mostram com claridade que o Espírito Santo procede do Pai (Mateus 10.20), todavia é claro que também do Filho (Gálatas 4.6, veja também João 15.26 e Atos 2.33).

O Artigo de Fé do Espírito Santo tem a preocupação de definir com a maior clareza possível que o Espírito Santo é uma das pessoas da Trindade. Ele merece toda a honra, a glória e majestade que as outras duas pessoas da Trindade. O artigo de fé termina afirmando a verdade que Ele é verdadeiro e eterno Deus.

Esta verdade é afirmada claramente pela tradição da Igreja de Cristo e os escritos das Escrituras Sagradas. O Espírito Santo esteve presente na Criação e agiu na formação do universo (Gênesis 1.2; Salmo 33.6). Ele foi o responsável de mover e guiar os profetas de Deus com as palavras de Deus (2 Pedro 1.21). Ao mesmo tempo, faz que sejamos redimidos e, assim, nascemos novo (João 3.5). Uma vez temos sido feitos filhos de Deus, nos santifica com Sua presença (1 Coríntios 6.19) e nos dá o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23). O apóstolo Paulo nos ensina que o próprio Espírito de Jesus habita em nós que nos faz vencer a carne, confirma nossa identidade em Cristo e nos ajuda a viver vidas para a glória de Deus. "Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo" (Romanos 8:9).

Um dos maiores mistérios da fé é que o Espírito Santo vive em nós, "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?" (1 Coríntios 6:19). O próprio Deus, Criador do Céu e da Terra, tem decidido habitar no Seu povo escolhido e fazer dele uma nação santa.

A realidade da fé é que aqueles que confessam a Jesus, como Senhor e Salvador, e colocam sua confiança nele recebem o Espírito Santo. Ele vive e habita em nós, e obra através de nós. Isto permita que possamos ser transformados para seguir a Jesus, como os Seus discípulos e obedecer Sua vontade com alegria de coração. Não devemos esquecer que o Espírito Santo nos capacita para toda boa obra (2 Timóteo 3.14-4.2).

O Espírito Santo foi também enviado para nos ajudar, consolar e dar testemunho de toda verdade. "Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito" (João 15:26). Jesus enviou da parte do Pai o Espírito Santo para que não nós sentimos abandonados, mas esteemos sempre acompanhados. Deus cuida de nós, em meio de todas as lutas e conflitos que enfrentamos no dia a dia. Ele nos mostra o Pai e nos ensina o caminho do Senhor, Jesus Cristo.

Em Atos1.8, na ascensão de Cristo, ele ensinou os seus discípulos, "Recebereis o poder do Espírito Santo, que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas". No dia de Pentecostes, lemos sobre a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo diante de uma multidão que acabou confessando Jesus como Senhor (Atos 2.1-4; veja também Atos 8.14-16; Atos 10.44-48; Atos 19.1-7). Os discípulos receberam dons do Espírito Santo.

Os dons do Espírito Santo são dados para abençoar e edificar outras pessoas, e são dados de acordo com a vontade do Espírito Santo. Em 1 Coríntios 12:8-10, 1 Coríntios 12:28-30, Romanos 12:6-8 e Efésios 4:11-13, encontramos vários dons espirituais do Espírito:

PALAVRA DE SABEDORIA - a verdadeira sabedoria vem de Deus; o dom da sabedoria é uma sabedoria espiritual que vai além da experiência e do bom senso; 
PALAVRA DE CONHECIMENTO - o Espírito Santo ajuda a compreender e explicar assuntos espirituais; 
FÉ - todos que aceitaram Jesus como seu salvador têm esse dom, mas algumas pessoas têm uma fé para acreditar no impossível; 
CURA - Deus dá o poder para curar doentes milagrosamente; 
MILAGRES - o Espírito Santo capacita a fazer sinais e maravilhas; 
PROFECIA - profetizar é transmitir uma mensagem por inspiração de Deus; 
DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS - discernir espíritos é entender se uma mensagem vem de Deus ou não; o discernimento é muito importante para impedir a igreja de cair no engano; 
VARIEDADE DE LÍNGUAS - falar em línguas que você não conhece; 
INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS - entender e transmitir a mensagem de alguém que está falando em línguas, pela revelação do Espírito Santo; 
SERVIR, OU PRESTAR AJUDA - ajudar a igreja e outras pessoas quando precisam; quem tem o dom de servir é sensível para as necessidades dos outros e sabe quando ajudar; 
ENSINAR - a capacidade para explicar bem a Palavra de Deus, ajudando as pessoas a crescer espiritualmente; 
DAR ÂNIMO - encorajar outras pessoas na hora certa com as palavras certas, pela inspiração do Espírito Santo; 
CONTRIBUIR - Deus dá a algumas pessoas muitos recursos e generosidade para poderem contribuir para a comunidade e a igreja; 
LIDERANÇA - pela graça do Espírito Santo, os pastores, mestres e outros líderes têm a sabedoria e autoridade para guiar outros crentes e ajudá-los a crescer; 
MISERICÓRDIA - ter compaixão de outras pessoas, compreendendo sua dor;

ADMINISTRAÇÃO - o poder para organizar diversos grupos e atividades da igreja de forma eficiente, mantendo a ordem, a disciplina e o bom testemunho, e 
EVANGELIZAR - a capacidade para transmitir a mensagem da salvação e trazer pessoas para Deus.

Os dons do Espírito não devem ser compreendidos como um privilégio dos crentes mais espirituais ou um sinal de ser melhores cristãos. Todos os cristãos os recebem no Batismo. Eles são indispensáveis para crescer na graça e no serviço ao Senhor no dia a dia, e não apenas para as grandes obras.

O cristão pode ser usado quando acredita que é a vontade de Deus usá-lo para Sua glória, honra e louvor. Assim, poderá ver cada vez mais a ação do Espírito Santo em sua vida mediante os dons. As pessoas devem se dedicar a procurar e crescer nas virtudes cristãs (fé, esperança e amor), principalmente amor, e se feitos cada dia mais a imagem e semelhança de Jesus, seguindo a guia do Espírito Santo.

Diante de tal mostra de amor de Deus, não tem nada que possamos fazer, a não ser confiar inteiramente no Deus que nos chamou; pois, o Senhor é fiel e vai continuar a boa obra que começou (cf. Filipenses 1.6). Não estamos desamparados. Não contamos somente com nosso ânimo, nossa determinação, nossa boa vontade. O Espírito Santo que nos chamou e nos seduziu para seguir Cristo, não nos abandona, mas sempre está conosco. Se há uma segurança na qual podemos nos agarrar é que não estamos sós. O Espírito de Deus habita em nós; ele nos fortalece e capacita para a missão.

TEXTOS PARA MEDITAR

João 15.26; Atos 2.1-4, 33; 1 Coríntios 12:8-10, 1 Coríntios 12:28-30, Romanos 12:6-8; Efésios 4:11-13; Gálatas 4.6.


PERGUNTAS PARA REFLETIR

- Quem é o Espírito Santo?

- Qual é a obra do Espírito Santo na vida da Igreja e das pessoas?

- Qual foi uma das primeiras controvérsias referente ao Espírito Santo?


LIVROS PARA SEGUIR CRESCENDO NA GRAÇA

STORMS, Sam, Dons espirituais, Editora Vida Nova, SP.

STOTT, John, Batismo e Plenitude do Espírito Santo, Editora Vida Nova, SP.

PACKER, J.I., Na dinâmica do Espírito, Editora Vida Nova, SP.


0 Comentários