Crescendo na Graça



40 dias para conhecer os Trinta-Nove Artigos da Religião

Hoje é o primeiro dia da Quaresma, um dos períodos mais significativos do Ano Cristão, porque nos leva a olhar para nosso interior e descobrir como somos realmente sem máscaras. No dia a dia, nos acostumamos a levar máscaras, quer seja no trabalho, na igreja, na família. Somos prisioneiros da própria condição em que vivemos. Temos medo de mostrar quem somos realmente para não ser aceitos socialmente. No entanto, a Quaresma é um tempo para tirar as máscaras e descobrir a própria condição espiritual em que nos encontramos e nossa profunda incapacidade de olhar a Deus, sem perceber a limitação que nos envolve na nossa natureza caída.

Isto pode resultar deprimente para o homem contemporâneo, acostumado a ouvir mensagens de superação constantemente. Palavras que nos ensinam que tudo podemos fazer e tudo podemos. A realidade do cotidiano nos mostra que nem sempre conseguimos, porque o pecado ainda reside na nossa mente, alma e coração.

A Quaresma nos prepara para celebrar a Páscoa do nosso Senhor, Jesus Cristo. A Páscoa é a Vitória final sobre o pecado e a morte, sobre a escuridão e as trevas. É fácil celebrar as vitorias, porém se faz mais urgente lembrar e reviver a jornada que levou à vitória. Jesus venceu as tentações de Satanás, depois de 40 dias no deserto, sem beber e sem comer. Ele venceu aquilo que Adão e Eva não foram capazes de vencer no Jardim do Éden. Nosso Senhor foi tentado pela serpente, como Eva, contudo venceu e resistiu a tomar o fruto proibido através do jejum. Ambas situações, seguem aquela apresentada pelo apóstolo João na sua primeira carta, capitulo dois versículo seis (1 João 2.6).

Eva foi tentada, porque a árvore era boa para alimentos (Gênesis 3.6), enquanto Jesus foi tentado para transformar as pedras em pão (Mateus 4.3). Ambos foram tentados com o desejo da carne (1 João 2.16). No entanto, foi somente Jesus que venceu.

A segunda tentação foi que a árvore era agradável aos olhos (Gênesis 3.6), como todos os reinos do mundo e a glória deles (Mateus 4.8). Jesus venceu o desejo dos olhos (1 João 2.6).

A terceira tentação foi que era uma árvore a ser desejada para fazer alguém sábio (Gênesis 3.6). o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse para pular que os anjos o tomariam da mão (Mateus 4.5-6). O orgulho dos bens e a soberba da vida (1 João 2.16) foi vencida por Jesus.

E, deste modo, o novo Adão venceu aquilo que o velho Adão não foi capaz de vencer através de Eva. A morte entrou pelo Velho Adão, mas a vida eterna foi obtida pelo novo Adão.

Ainda resulta importante perceber a ação redentora de Jesus quando comparada a Israel. Jesus (Mateus 2.15), como Israel, foi ao Egito e voltou à Terra Prometida. Israel foi liberto do poder do Egito, batizado no mar morto, e testado por Deus e tentado por satanás no deserto (Êxodo 4.22). Jesus escapou da morte do rei Herodes e levado para o Egito, posteriormente de volta a Israel. Depois do seu batismo, foi levado ao deserto onde foi tentado e testado por satanás. Jesus conseguiu aquilo que Israel foi incapaz de obedecer.

Novamente, se vê com claridade a mesma estrutura das tentações de Israel como aquelas enfrentadas por Jesus no deserto. Seguindo a própria estrutura encontrada em 1 João 2.6. Israel também caiu ao desejo da carne (Números 11:1-9, 31-35), o desejo dos olhos (1 Cor. 10:7-8), e a soberba da vida (1 Cor. 10.9-10).

A obediência de Jesus nos mostra o caminho da Páscoa, porque sua obediência não foi somente resistir às tentações apresentadas diante dele e vencer as mesmas, foi além. Ele entregou sua vida pelas nossas, Sua obediência por nossa desobediência. Vencendo a morte, e derrotando o poder de satanás e subjugando os principados e poderes na Cruz (Colossenses 2.15). Jesus venceu!!! Christus Victor!

Em Cristo, temos sido adotados e feitos filhos de Deus (Efésios 1.3-14), portanto somos o verdadeiro Israel de Deus e o povo escolhido de Deus (Efésios 2.1-15, veja também Gálatas 6.16 e Romanos 11.17-20). Somos membros da Santa Igreja Católica, formado por todos os fiéis redimidos na Cruz e ressurretos em Cristo de todas as línguas, tribos, povos e nações; em todos os tempos e séculos; e para agora e sempre.

Por esta razão, a Quaresma é um tempo de reflexão onde se busca olhar a Deus para destruir a iniquidade e pecado ainda residente em nós. Nós não seremos capazes de vencer o pecado, contudo o Espírito Santo poderá destruir o poder do pecado e nos dar a força para vencer as tentações que se nos apresentam nos dias atuais.

Não tem melhor modo de começar este tempo de reflexão e busca que procurando crescer no conhecimento de Deus e na graça do nosso Senhor, Jesus Cristo. Isto poderia ser feito de muitos modos diferentes, contudo convido todos vocês a começar comigo a jornada através destes estudos sobre os 39 Artigos da Free Church of England, um cada dia, e refletindo o valor deles na nossa vida pessoal.

Um dos aspectos que mais aprecio dos Artigos da Religião é o fato de começar olhando a Deus, Criador Todo-poderoso, e somente depois começar a adentrar nas outras verdades eternas. Amanhã, estaremos descobrindo esse Deus Eterno e bondoso.


ORAÇÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZA (LOC da FCE)

Onipotente e Eterno Deus, que amas tudo quanto criaste, e que perdoas a todos os penitentes; cria em nós corações novos e contritos, para que, lamentando deveras os nossos pecados e confessando a nossa miséria, alcancemos de ti, Deus de suma piedade, perfeita remissão e perdão; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.


0 Comentários