As Quatro Disciplinas Saudáveis (Parte II)

Outra disciplina esquecida, e ainda menos vivida, é uma vida de oração sincera e humilde. Temos que reaprender a estar diante da presença de Deus, sem que os barulhos ao redor tomem nossa atenção. Isto é muito mais difícil do que se possa imaginar em um primeiro momento.


Os Salmos nos ajudam a focar nossa mente, enquanto aprendemos a estar em silêncio. Oração, nem sempre, é barulho. Ele começa como um encontro privado e único com o Rei e Criador Todo Poderoso. Aprender estar diante do Senhor, em oração, requer conversar e ouvir. Aproximamo-nos do Pai através de Cristo e quando somos guiados pelo Espírito Santo.

Às vezes, uma vida monótona e irrelevante de um cristão é fruto de uma vida sem oração. Ou, ainda mais trágico, é a vida de oração vazia de Deus. Refiro-me àquela vida de oração que ora rapidamente através de uma lista de pedidos, sem mais nada acrescentar. Nem tempo temos para perceber o que está acontecendo nessas orações sem alma e sem coração. Quando foi a última vez que chorou na presença de Deus? Ou se emocionou até ter a certeza de que estava sendo ouvido pelo Pai? Ou sentiu-se cheio do amor do Senhor no silêncio da oração?

A oração não é mais um ativismo cristão a ser cumprido. Um passo a ser feito para chegar à maturidade cristã, tampouco uma vitória a ser alcançada para mostrar nossa espiritualidade. A oração é um estilo de vida! Uma conversa fruto do desejo de estar aos pés do Pai.

Não tente orar um período fixo, como se fosse apenas uma responsabilidade, sinônima de um rito. Tenha um horário de manhã e noite para orar, mas sempre voluntariamente. Às vezes, será somente por alguns minutos, outros poderá chegar a ser um período maior. Concentre-se em descobrir seus próprios pensamentos e palavras quando você ora… peça ajuda a Deus para que o Espírito Santo oriente seus pensamentos e suas orações.

Tenha certeza de que precisamos urgentemente da sabedoria de Deus. A complexidade da vida contemporânea e as responsabilidades são cada dia maiores. Estamos em um tempo onde as decisões precisam ser tomadas rapidamente, e sem sabedoria podemos acabar tomando decisões errôneas que nos levem a lugares não desejados. Tiago nos ensina a pedir sabedoria (Tiago 1.5).

O Espírito Santo nos ajudará, confie em Cristo. Ele nos iluminará e nos dará discernimento.

Para finalizar, a oração devocional diária não deve ser separada da oração comum na congregação reunida como povo de Deus. A oração comunitária é parte importante da vida cristã. É triste ver a pouca importância que dão à Oração Matutina e à Oração Vespertina hoje em dia na Igreja de Cristo.

De igual importância, devemos participar do sacramento da Santa Comunhão, que permite com que sejamos alimentados espiritualmente pela fé, renovando a eterna Aliança, tendo comunhão com Deus e com os outros ao redor da Mesa do Senhor, sendo este um ícone escatológico do futuro banquete do Cordeiro.


Publicado primeiro em Reformai.


+





0 Comentários