O que é o Caminho?

O Caminho é conhecer a Deus, como Ele deseja, e viver o estilo de vida de Jesus pelo poder do Espírito Santo.


O Caminho é o primeiro nome que recebeu a comunidade dos discípulos de Jesus (Atos 19.9, 23). O Cristianismo é, sobretudo, o Caminho, não um caminho qualquer, mas um único caminho que recebe o nome do Caminho. O Caminho de Cristo é o próprio Jesus. “Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai, a não ser por mim” (João 14.6). O Caminho é conhecer a Deus, como Ele deseja, e viver o estilo de vida de Jesus pelo poder do Espírito Santo.

Se temos conhecido realmente a Jesus e aprendido com o Senhor, então temos certeza de que temos conhecido ao Pai. “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto” João 14:7

O caminho para conhecer a Deus é Jesus Cristo. Ele se nos mostra através do evangelho. Os evangelhos nos revelam a vida de Jesus, desde o nascimento até sua morte e ressurreição. Não somente o seu nascimento e sua morte, mas tudo aquilo que é útil para o nosso crescimento na verdade na graça de Deus.

Conforme crescemos à semelhança do Cristo, seguimos avançando no Caminho que nos leva à Cidade de Deus, nosso eterno lar e morada celestial a qual temos sido eleitos para toda eternidade.

O Espírito Santo, assim, nos faz crescer, como uma àrvore saudável, para que demos o fruto do Espírito abundante. Somos transformados, e estamos sendo formados à semelhança de Deus, “seja santo porque eu sou santo” (1 Pedro 1.16). Tal nova criação dando como resultado uma transformação interior que causa um desejo profundo e busca autêntica para fazer o bem, dar justiça, ser exemplos de amor, viver em fidelidade e entregar perdão.

Quem segue o verdadeiro Caminho encontra vida e sabedoria pela obra perfeita do Espírito Santo realizada nele por Cristo.

Existe porém outro caminho. Ai daqueles que andam ness caminho, porque ele levará à destruição. Esse caminho até poderá parecer mais fácil aos olhos dos néscios, contudo no fim leva ao sofrimento e à morte. O caminho da destruição está cheio de profunda dor, tristezas escondidas nos recantos do caminho e, finalmente, multidão de perigos. Todos nós andávamos neste caminho e direção até que encontramos a Cristo. Ele se apresentou a nós, e nos resgatou pela sua maravilhosa graça. O Caminho de Cristo poderá parecer mais difícil, contudo nos leva a um porto seguro e descobrimos quem somos e para que fomos criados. A comunhão com o Pai foi o propósito original da nossa existência, e Jesus nos permitiu voltar a ter tal relação pessoal e única.

Me chamou o Guerreiro Calmo, porque as batalhas que lutamos estão no interior…” - Do filme, ‘Poder Além da Vida’

MEDITE NESTES TEXTOS BÍBLICOS 

Te ajudarão nos primeiros passos no Caminho e a compreender melhor o Caminho de Cristo.

Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra… A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.   Salmos 119:101, 105

Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão.  Isaías 55:7

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.   Provérbios 16:9

Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!   Salmos 1:6 (veja também, Provérbios 14:12)

A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas - que abandonam as veredas retas para andarem por caminhos de trevas -, têm prazer em fazer o mal, exultam com a maldade dos perversos, andam por veredas tortuosas e no caminho se extraviam.   Provérbios 2:12-15

A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam.   Provérbios 4:18-19

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.   Salmos 37:5-6 (veja também, 2 Samuel 22:31-33 e Salmos 25:8-10)

Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.   Salmos 86:11

Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro.   Salmos 101:2

Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz nas suas costas dirá a você: "Este é o caminho; siga-o".   Isaías 30:21

Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.   1 Coríntios 14:1

SÉRIE: Lições do Guerreiro Sereno

0 Comentários