Acredite, há um só Deus

O Caminho afirma que existe um só Deus. Esta é uma verdade simples e básica do verdadeiro Guerreiro. Possivelmente, este seja um dos maiores desafios que tem o discípulo que deseja manter a serenidade em meio da confusão pós-moderna.


Só precisamos olhar nossas cidades para perceber que há muitos deuses, religiões e templos nas cidades brasileiras. É difícil ter a certeza de que existe somente um só Deus, e ainda mais parece arrogante afirmar que esse único Deus que existe seja o Deus confessado pelos cristãos. Afinal de contas, nem sempre temos sido capazes de mostrar o amor de Deus (Filipenses 1:9-11). Sem nomear todas as vezes que temos visto pessoas fazer as barbaridades mais terríveis em nome do Senhor.

Será que podemos afirmar que existe um só Deus? e podemos dizer que esse Deus realmente seja o Deus dos cristãos?

Os cristãos nem são capazes de fazer as coisas mais básicas que ensinou o Senhor. Do que estou falando? Amar a Deus e amar o próximo (Marcos 12:28-31). E próximo não se refere aquele que é cristão ou crente, se refere aquele que está próximo a ti… na mesma rua, emprego, escola, mercado, etc.

O desafio da afirmação de que existe um só Deus, é que tal verdade não muda pelo que nós pensamos e como nós agimos. Se Deus existe, e ele é um só Deus. Então, este fato é verdadeiro e não muda ainda que nós mudemos de idéia. Há um só Deus e Pai, é a firmação das Escrituras (Efésios 4.6).

As Escrituras Sagradas não negam a existência de outros deuses. Porém afirma sem nenhum temor que estes outros deuses são falsos. “Pois, mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra (como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores"), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos” (1 Coríntios 8.5-6).

E, ao mesmo tempo, nos apresenta um Deus único e Criador (Gênesis 1). Afirma que somente tal Deus é Supremo e Soberano sobre todas as coisas. E, de fato, todas as coisas tem a razão de existir, porque vêm dEle, existem pelo Seu poder e tem Sua glória, como o objetivo da própria existência.

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” (Romanos 11.36).

Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: "Aleluia!, pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso” (Apocalipse 19.6).

Este incrível Deus é ainda muito mais indiscritível, porque Ele é revelado na Divindade, como Trindade, ainda sendo um só Deus e Senhor. “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor” (Deuteronômio 6.4).

Se é verdade que este maravilhoso Deus é imutável, as impressões do ser humano podem ser distorcidas pelo exemplo, ou falta dele, daqueles que levam o nome do Senhor. A vida dos cristãos podem ter um efeito negativo na percepção dos outros a respeito do Deus que nós acreditamos. Este é sim um problema muito sério.

Por esta razão, cabe lembrar que Deus é Juiz sobre todos, e conhece os segredos escondidos e a vida de todos nós, ainda quando nos encontramos na intimidade do lar. Talvez, somos capazes de enganar ao presbítero, ou irmão, porém seremos nós os tolos se pensarmos por um instante que podemos enganar ao Deus Todo-poderoso e Criador do Céu e da Terra.

Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho” (Romanos 2.16).

Este é o motivo pelo qual temos que considerar nosso caminho. Se estamos realmente seguindo os passos de Jesus, o nosso Senhor.

Ou seremos como aqueles que com a boca afirmamos uma coisa, e nossas ações afirmam outra:

Lon­ge de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18.25)

Se deseja ser um verdadeiro discípulo do Senhor, precisa descobrir a verdade do único Deus, Criador Soberano e Supremo Governante sobre todos povos e nações da Terra.

SÉRIE: Lições do Guerreiro Sereno


0 Comentários