Os anglicanos são católicos?


Caro irmão em Cristo, sem dúvida são dos excelente questões para começar nossa conversa, e poder esclarecer qualquer dúvida. Permita-me que reformule sua primeira questão da seguinte forma, Será que o Anglicanismo é uma "versão católica inglesa"?

Se desejamos responder essa pergunta, devemos primeiro de compreender se entendemos a mesma coisa quando falamos de "católico." Se entendemos "católico" no sentido em que era usado pelos Reformadores Ingleses, sem dúvida é uma resposta afirmativa. Por outro lado, se entendemos "uma versão católica inglesa," como referendo-se uma Igreja Católica Romana sem Papa, então a resposta não pode ser outra que NÃO.

1 comentários:

ADORAÇÃO, Uma Perspectiva Bíblica e Reformada


Muito tem sido escrito através dos tempos sobre o culto e a adoração. Ainda que não podemos dizer que isto tem sido assim nos últimos tempos. Isto resulta curioso, se consideramos todas as mudanças que tem acontecido no culto e a adoração cristã. Por isso, desejo tomar um tempo e ver o que a Bíblia tem a ensinar e instruir nesta área.

No Anglicanismo, seguimos os seguintes elementos bíblicos para estabelecer a ordem de culto, e obedecer ao Senhor, Jesus Cristo, enquanto adoramos a Deus em espírito e verdade.

As Razões para Adorar

Ide para o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher dentre todas as vossas tribos para colocar ali seu nome, para sua habitação. Para esse lugar, levareis vossos holocaustos e sacrifícios, vossos dízimos e vossa oferta alçada, vossos votos e ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e ovelhas; ali comereis perante o SENHOR, vosso Deus, e vos alegrareis, vós e vossas famílias, em tudo em que puserdes a mão, naquilo que o SENHOR, vosso Deus, vos tiver abençoado. (Dt 12:5-7)

Por isso, Deus também o exaltou com soberania e lhe deu o nome que está acima de qualquer outro nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Fp 2:9-11)

Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós. Pecadores, limpai as mãos, e vós, que sois vacilantes, purificai vosso coração. (Tiago 4:8)

E cantavam um cântico novo, dizendo: Tu és digno de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação (Apocalipse 5:9)

Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque tu criaste todas as coisas e, por tua vontade, elas existiram e foram criadas (Apocalipse 4:11)

0 comentários: