Sobre o Livro de Oração Comum

oração comum

A maioria dos cristãos tem total desconhecimento sobre a liturgia e culto da Igreja Anglicana. Entre os reformados, existe um certo antagonismo histórico. Os mesmos tem sido exagerados para promover uma narrativa particular dos fatos acontecidos. Dr Truman nos ajuda a conhecer melhor a história. 


A semana passada foi uma surpresa encontrar-me com um artigo escrito pelo teólogo Carl Truman. Ele é professor Paul Woolley de História da Igreja no Westminster Theological Seminary. Tenho lido consistentemente seus artigos, e sempre os achei de grande interesse, assim que foi uma agradável surpresa, ler sua posição e reflexão sobre o Livro de Oração Comum, 1662.

O contexto do artigo reflete do fato de que Carl Truman visitou a King’s Chapel, em Cambridge, na Inglaterra. Ele participou de um culto nesta capela usando o LOC, 1662. Durante o culto, ele e seu filho perceberam que estavam sentados ao lado de uma jovem que levava um Hijab. Uma vez terminado o culto, Carl e seu filho conversaram sobre o que esta jovem muçulmana viu e escutou no culto e, o que não viu e escutou nele.

1 comentários:

Exorcistas Adolescente contra Harry Porter, a fição feita realidad


Isto poderia parecer ciência ficção, mas não é. Inclusive, poderia parecer uma versão moderna de Buffy, a série de televisão onde uma adolescente persegue a vampiros e os mata. CONTUDO, não é nem uma coisa nem a outra.

Brynne Larson, 18 anos, e suas irmãs Tess e Savannah Scherkenback, 18 e 21 anos respetivamente, são três adolescentes normais que afirmam ser exorcistas. Elas tem conseguido bastante publicidade nos Estados Unidos e, agora, estão indo a Inglaterra a seguir sua missão, já que os adolescentes britânicos tem sido ensinado sobre a arte obscura nos livros de Harry Potter.

Tal acusação sobre os livros de Harry Porter não é a primeira vez que escuto, já que tem sido uma acusação constante a J. K. Rowling. Curiosamente, a autora de Harry Porter é membro da Igreja de Escócia, a igreja de John Knox e a principal igreja presbiteriana no Reino Unido. Se ela realmente é cristã, ou não, realmente não sei.

Não estou surpreso com esta notícia, e deveria, mas se observamos as séries de televisão na última década que tem tido tanto sucesso, observamos como vampiros, mortos vivos, feiticeiros, magia, e tanto temas semelhantes, tem ocupado muito destas series. Portanto, isto tem uma influência maior do que os sociólogos e psicólogos tem percebido, ou informado, ao publico em geral.

1 comentários: