Já descobriu quem é o Anti-Cristo?


Nos últimos anos, tem ressurgido um interesse pela escatologia, aquela área de doutrina cristã dedicada ao estudos dos últimos tempos. A corrente que maior influência tem tido na igreja brasileira, tem sido o que é conhecida como dispensacionalismo. 


Resulta surpreendente o sucesso de tal posição, tendo em conta que não existia nem faz dois séculos. A maioria das pessoas, consciente ou inconscientemente, tem tal posição sobre a consumação dos tempos, sobretudo depois da série de livros, “Deixados para trás.” São muitos os que permanecem promovendo tal falsa doutrina nestes dias.

O resultado do dispensacionalismo na Igreja tem sido terrível além do que poderia escrever em um breve artigo. Um dos aspectos no qual tem sido negativa a influência do dispensacionalismo, é no que se refere ao anti-cristo. O impacto tem sido tal que a maioria dos cristãos hoje esperam um líder carismático que vai enganar todo o mundo, e levar-nos a destruição e caminho de perdição. Isto vai acontecer sem que as multidões se levantem contra ele, pelo contrário seguiram a este líder com coração aberto. Algumas pessoas seguem buscando esta figura em líderes religiosos, políticos e culturais nos dias de hoje. Se deseja confirmar tal afirmação, somente pesquisar no Google a palavra ‘anti-cristo.’ Muito já tem sido escrito.

Se tomamos um tempo para ler o que as Escrituras tem a dizer, talvez encontremos a verdade, a qual resulta surpreendente pelo imaginável da mesma. Quem ou que a Bíblia diz que é o anti-cristo? O que as Escrituras tem a dizer?

O único lugar que encontramos uma menção sobre o anti-cristo é nas Epístolas de João:
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. 1 João 2:18
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 1 João 2:22
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. 1 João 4:3
Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. 2 João 1:7
Em 1 João 2:22, encontramos um resumo sobre a natureza e caráter do anti-cristo. Ele é o anti-cristo quem nega ao Pai e ao Filho. Em outras palavras, o anti-cristo não é alguma criatura mística que surgirá do nada, como um líder Mundial, e as nações o seguiram.

Em 1 Tessalonincenses 2:4-5, o apóstolo Paulo reafirma os ensinos do próprio João, quando escreve:
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
Qualquer um, qualquer povo, qualquer instituição pode ser o anti-cristo, ou seja qualquer que neguem a Deus o Pai e o Filho, nosso Senhor, Jesus Cristo, é o anti-cristo, sendo o mesmo pensamento que levantou a satanás contra Deus. Por isso, o apóstolo Paulo escreve:
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
(2 Tessalonicenses 2:6-14)
Agora, parece um momento. Está percebendo o que acaba de ler. Acabei de falar que o povo de Deus tem sido enganado por muitos pastores e autores que tem ensinado coisas contrárias a Bíblia. As mentiras deles tem levado a Igreja acreditar mentiras e esquecer seu mandato e missão entre as nações (Mateus 28:19-20), preocupada e com temor do anti-cristo aparece em qualquer momento. A Igreja de Cristo é vitoriosa, mas os cristãos tem aceito fábulas infantis sobre o anti-cristo, simplesmente porque não conheciam a Palavra de Deus.
Tu tropeçarás em pleno dia, assim como o profeta durante a noite. Far-te-ei perecer, porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos. Oséias 4:5-6
Temos sido enganados, porque temos aceito o ensino errado e temos tropeçado na escuridão da mentira e falsidade. Temos esquecido a lei de Deus e temos rejeitado a instrução clara da Palavra de Deus.

Irmãos, o espírito do anti-cristo residia nos dias do apóstolo João e, ainda hoje, permanece conosco hoje, nos corações e mentes daqueles que se opõem ao Senhor, Jesus Cristo. Portanto, rejeitemos a falsa noção do anti-cristo que tem sido popularizadas pelos falsos profetas do nosso tempo, e examinemos a Bíblia com temor e seriedade, examinando como o espírito do anti-cristo se releva e reside no Brasil de hoje.
Tu és digno Senhor, nosso Deus, de receber a honra, a glória e a majestade, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade é que existem e foram criadas. Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém. (Apocalipse 4,11; Romanos 11,36).

0 Comentários