Está chegando, e já está aqui... ainda tem tempo


Já estão aqui, já chegaram. De que estou falando? Das eleições.

Um ano mais chegam as eleições. Como eu sei, porque o Facebook começam aparecer amigos promovendo um candidato ou outro. E, depois, veio os carros com a propaganda eleitoral. Os jornais falam dos candidatos, e as pessoas começam a perguntar uns aos outros, “e você já sabe a quem vai votar?”

A relação da Igreja e a política vive um situação meio constrangedora. Os púlpitos são abertos aos políticos, existem trocas de avantajes por votos dos crentes, e observamos políticos convertidos a pregadores. Isto se vive com a maior das normalidades, enquanto o escândalo só faz que crescer ao nosso redor.

5 comentários:

"Made in Church of England," coisas que não sabia


Tem coisas que tem sido perdidas na história, e os livros hoje nos mostram outra história. Somente o tempo nos ajuda a perceber a realidade. Assim, que hoje desejo refletir em algumas destas coisas que tenho descoberto na história e que poucos sabem:

- John Smyth (1570-1612) foi um ministro anglicano que é considerado fundador das primeiras igrejas "batistas". O Rev Smyth desejava uma maior reforma, estando insatisfeito com o sistema de governo episcopal e desejando um sistema de governo congregacional. Foi à Holanda, onde conheceu um menonita, que o convenceu de que o único batismo válido era o batismo de crentes. Foi batizado e, ao seu regresso na Inglaterra, fundou as primeiras igrejas batistas.

4 comentários:

Podem as mulheres ser ordenadas pastores?


A questão da ordenação feminina ou, como se fala em certos círculos evangélicos, se as mulheres podem ser pastores, tem causado muito debate no ultimo século. As igrejas pentecostais tiveram desde o seu inicio mulheres que ocuparam lugares de liderança e, recentemente, outras igrejas tem também aceitado a ordenação feminina.

Como anglicano, sempre tenho a tentação de olhar para Inglaterra; não em vão, pois é o nosso referencial histórico do que se conhece hoje como Anglicanismo. Recentemente, a Igreja de Inglaterra está debatendo a permissão da sagração de mulheres ao Episcopado.

Portanto, isso tem reaberto o debate da ordenação feminina. Também foi um tema presente nos corredores da última assembléia de ACNA (Igreja Anglicana na América do Norte), onde a questão da ordenação feminina se encontra, atualmente, nas mãos de cada diocese.

Ninguém pode negar que qualquer denominação tem legalmente o direto de decidir suas normas e formas de agir. O problema é que, como cristãos, não podemos adotar nenhuma decisão que seja contraria as Escrituras. A Bíblia é a última e máxima regra de fé, prática e vida da Igreja.

10 comentários:

Biblicamente confessamos além da confissões


Hoje, desejo começar uma série de pensamentos sobre os Anglicanos Reformados. Entendo que se fala pouco do Anglicanismo, e o pouco que se fala, se fala sem ter consciência. Contudo, são poucos o que percebem a verdade fundamental que o Anglicanismo é uma “religião protestante reformada.”

Muitos desejam negar este fato, mas se existe uma evidência desta realidade, se encontra nas perguntas que o Arcebispo de Canterbury faz a Rainha, ou rei, no dia da sua Coroação, “Você vai manter a lei de Deus e a verdadeira profissão do Evangelho com todo o seu poder? Você vai manter a Religião Protestante Reformada estabelecida por lei no Reino Unido com todo o seu poder? Você vai manter e preservar inviolável a resolução da Igreja da Inglaterra, e à doutrina, culto, disciplina, e governo da mesma, como por lei estabelecida na Inglaterra?”

2 comentários:

Surpreendido por Deus


Tive recentemente a oportunidade de pregar em uma das paróquias da "Free Church of England" (Igreja Livre de Inglaterra). Se nunca ouviu falar desta igreja antes, não se preocupe. Você não é o único. Esta igreja tem sido um testemunho de Cristo desde 1844. Realmente, se paramos a pensar, percebemos que muitas coisas tem acontecido desde aquele tempo.

De fato, ainda não tinha acontecido a chegada dos primeiros missionários de missão no Brasil. Isto aconteceria em abril de 1860, quando A. G. Simonton dirigiu o seu primeiro culto em português; em janeiro de 1862 foi fundada a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Os 39 Artigos | Igreja Anglicana



Introdução básica aos 39 Artigos da Religião da Igreja de Inglaterra. Estes artigos são a confissão de fé Cristã das igrejas anglicanas ortodoxas.

Se deseja conhecer o texto dos 39 Artigos da Religião, pode visitar o seguinte link, aqui.

+




0 comentários:

A realidade dos anglicanos no Censo 2010


Faz uma semana leia interessado os resultados do Censo 2010. As novidades eram que os evangélicos tinham crescido consideravelmente e uma perda importante de católicos romanos.

Fiquei curioso de saber qual seria o número de anglicanos no Brasil, afinal de contas tem surgido diversas igrejas que se chamam "anglicanas." Também, temos observado um forte crescimento da Diocese de Recife no últimos anos e, o surgimento a finais de 2009 da Igreja Anglicana Reformada com o seu crescimento divagado, mais constante, a Igreja Anglicana Reformada tem marcado uma pequena presença.

Abri o relatório do Censo, então repare da minha primeira decepção. Nenhuma igreja anglicana tinha conseguido aparecer, nem os anglicanos como um bloco.

Serio??? Sim, serio.

2 comentários: