O Símbolo de Fé da Igreja Anglicana

No século 16, a Convocação da Igreja de Inglaterra e o Parlamento Inglês aprovavam o que seria a partir de 1662 o símbolo de fé Cristã de tal igreja. Do mesmo modo que as igrejas presbiterianas afirmam os três símbolos de fé (Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Menor e o Maior de Westminster), as igrejas anglicanas encontram seu Símbolo de Fé no Livro de Oração Comum, 1662.

Talvez por isso os anglicanos debatemos com tanta paixão sobre o Livro de Oração Comum (LOC). Não porque estejamos falando de liturgia, simplesmente, mas porque entendemos que o LOC é muito mais que a ordem de culto, ou um manual do ministro, ele contém a sã doutrina que confessamos como Igreja Cristã.

No LOC, encontramos os três sinais de uma igreja reformada, os quais foram entendidos essenciais pelos Reformadores para que uma igreja pudesse ser considerada como tal. Estes elementos são expressados da seguinte forma no Livro de Oração Comum:

A ORDEM E OS SACRAMENTOS

O LOC provê uma série de ordens de culto para celebrar os sacramentos (Batismo e Ceia do Senhor) e a leitura e pregação diária da Palavra de Deus, como também a ordem para o Batismo, Confirmação, Casamento, e Enterro. Inclusive, contém os Salmos para ser cantados durante o culto e adoração a Deus, como também orações diversas, a Litania e as Leituras Diárias das Sagradas Escrituras.

A DISCIPLINA DA IGREJA

Esta se reflete através do Ordinal. O Ordinal é o termo usado para referir-se à ordem para "Fazer Diáconos, Ordenar Presbíteros, e Sagrar Bispos." Em tais ritos, encontramos ensino sobre as funções a serem desenvolvidos por cada uma das ordens (ministros) da Igreja. Encontrando, inclusive, instrução sobre os requerimentos que os candidatos a tais ordens devem cumprir e o papel a ser desenvolvido pelos mesmos.

A DOUTRINA CRISTÃ

A doutrina cristã se encontra expressada, tanto nos Credos universais, como no Catecismo e os 39 Artigos, que formam parte intrínseca do Livro de Oração Comum. Ao mesmo tempo, não somente se encontra a doutrina e fé Cristã em tais artigos de fé e instrução cristã, mas também se encontram refletidos em todos os aspectos do próprio LOC.

Assim, encontramos que a Igreja de Inglaterra tinha uma vocação claramente reformadora, e participou ativamente na Reforma Protestante. Não em vão, Martin Bucer e Heinrich Bullinger ajudaram na revisão da primeira edição do LOC, desenvolvida pelo arcebispo Tomas Cranmer.

Se deverá afirmar que o Símbolo de Fé do Anglicanismo se encontra no LOC, 1662. E não devemos ter medo de denunciar o erro daqueles, que ainda sendo e chamando-se anglicanos, tem modificado consideravelmente o Livro de Oração Comum, 1662, aceitando práticas, costumes e doutrinas contrárias ao mesmo, como também tem ignorando os 39 Artigos, declarando os mesmos simplesmente um documento histórico.

Devemos considerar o Anglicanismo histórico e clássico aquele que se encontra refletido no Símbolo de Fé da  Igreja de Inglaterra, como tal Igreja continua subscrevendo até os dias de hoje.



0 Comentários