A riqueza Anglicana



Uma das riquezas do Anglicanismo é os diversos autores sobre espiritualidade e teologia que temos, isto permite ter uma grande variedade de recursos disponíveis na nossa caminhada cristã. Se pensamos com autores anglicanos atuais, a maioria de nós temos ouvido falar deles. Estou falando de John Stott, J.I. Packer, Michael Green, Os Guinness, C.S. Lewis, N.T. Wright e Alistair McGrath.

Também, existe autores clássicos que, sendo anglicanos, muitos não perceberam que eram, como J.C. Ryle, João Wasley, Richard Baxter, George Whitefield, William Wilberforce, entre outros.

Estes são os autores mais conhecidos entre o público brasileiro. Interessantemente, existem muitos outros autores que tem publicado diversos livros que, agora, se encontram em português.

Possivelmente, se encontre alguns autores anglicanos entre os seus autores cristãos favoritos. Se toma um instante para pesquisar seus autores, será surpreendido como muitos temos sido.

+

3 comentários:

  1. Há um livro em português de Michael Green, Evangelismo na igreja primitiva, esgotado, podendo ser encontrado nos sebos. Quero comprar, apesar do elevado preço.

    A Editora Ultimato publicou Christopher Wright. Ainda não li.

    Lembro-me agora também do autor John Milbank, que escreveu "Teologia e teoria social", um livro que achei interessante.

    ResponderExcluir
  2. Comprei agora esse "Christopher Cocksworth: Santo, Santo, Santo, o culto ao Deus Trinitário".

    Penso que essa obra pode ajudar-nos a enfrentar o problema constatado pelo pastor Guilherme de Carvalho em artigo publicado nesta semana, onde observa:

    "E há outro problema: o das conexões da igreja evangélica com o cristianismo histórico. Uma das falhas nas relações de evangélicos com, por exemplo, os cristãos ortodoxos orientais, é a perda do centro trinitário. A recuperação desse centro para a espiritualidade, a teologia e o culto é essencial diante dos desafios do secularismo organizado, do Islã e das igrejas neopentecostais que começam agora a negar o próprio consenso Niceno-Constantinopolitano."

    http://ultimato.com.br/sites/guilhermedecarvalho/2012/02/29/o-amante-o-amado-e-o-amor/

    ResponderExcluir
  3. Temos alguns titulos dos que foram mencionados
    http://www.paesepeixes.com.br/

    ResponderExcluir