Que é a Teologia?



A teologia significa, literalmente, a ciência (ou estudo) de Deus. Em outras palavras, a teologia estuda as coisas concernentes a Deus. A teologia nasce da concepção de que Deus existe e, ainda mais, que é possível conhecer a Ele e aos seus desígnios.


Com certeza, o leitor poderá pensar que existem pessoas que não acreditam em Deus, mas estudam e fazem teologia. Isto é certo. Agora bem, acreditar, ou não, na existência de Deus, não faz sua existência mais real ou menos. Simplesmente, crer muda as perspectivas das pessoas que acreditam em Deus, como não acreditar também faz isso. Ele vai fazer uma diferença na vida das pessoas, quando profundamente conhecemos a Deus.

Uma vez dito isso, desejamos refletir seriamente que não adianta tentar convencer alguém sobre a existência de Deus, se isto não é feito pela Espírito Santo que revela a verdade nos corações dos homens.

A teologia cristã é afirmativa na sua afirmação sobre a existência de Deus. Não surge a partir de provas a favor de Deus, mas nasce de uma afirmação: “No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1)

A teologia cristã chega à plenitude na revelação de Jesus Cristo. Assim, afirmamos que existe um Deus verdadeiro, e que enviou o Filho dEle para a salvação do mundo. Jesus é Emanuel, “Deus conosco” (Isaías 7.14; Mateus 1.23).

Deus se mostra exatamente como Ele é, e Jesus proclama o evangelho do Reino de Deus. Os cristãos são o povo de Deus que descobre o Deus Trino, se arrependem dos seus caminhos e acreditam em Cristo, como Senhor. A Igreja, portanto, continua a missão de Deus e faz visível o Reino de Deus em todas as nações, ensinando tudo o que Jesus ordenou (Mateus 28.20).

O Propósito da Teologia


Se perguntássemos às pessoas qual é o conhecimento mais importante, poderíamos ouvir tecnologia, engenharia ou outra área de conhecimento. Certamente, todas elas são de grande importância hoje em dia.

Contudo, se existe Deus, então não pode existir nenhum conhecimento mais importante que a teologia. Conhecer o Deus, do Antigo e Novo Testamento, deve ser o centro do nosso conhecimento como pessoas, família, comunidade e nação.

Podemos negar que exista Deus, se assim tem pessoas que pensam. Agora bem, não podemos negar a importância que representa o fato da existência de Deus. Se existe um Deus, este fato faz toda a diferença do mundo e no mundo.

Não em vão, podemos dizer que a teologia reflete sobre todas as áreas do homem, sendo de suma importância para cada pessoa.



+

Um comentário:

  1. 1-Teologia é a ciência que estuda Deus, Sua natureza, caráter e relação com o resto das coisas.

    2-Eu não posso convencer alguém de que Deus existe. Mas eu posso pregar o Evangelho, pela palavra de Deus, e se Ele quiser, se revelará à pessoa ou não.

    3-O Espírito convence do pecado, da justiça e do Juízo. Ele conduz a toda a verdade, isto é, do Evangelho. Eu concordo.

    4-Que Deus não só existe, como é de longe o Ser mais importante, que merece toda glória, louvor e adoração. Como Ele fez todas as coisas para Si mesmo, o fim do homem é louvar a Deus e desfrutar prazer nisso para todo o sempre. Deus encarnou na pessoa de Jesus Cristo, Deus o Filho, e proveu salvação pela sua vida perfeita, morte expiatória e vicária e ressurreição pela glória do Pai. Hoje Ele intercede por nós e um dia irá julgar vivos e mortos. No presente tempo, Deus o Espírito notifica a todos os homens que se arrependam.

    5-Total. Se Deus existe e nós não o amamos, somos infinitamente egoístas. Se Deus existe, e Ele é, o universo todo gira em torno dEle, bem como dependemos inteiramente dEle e não há nada que possamos dar a Ele que já não Lhe pertença. E nós devemos obedecê-lO e depender de Sua graça.

    6-Sim, e qualquer coisa sobre Deus, que é investigado pela teologia, reflete não somente no ser humano, mas em todo o universo. Isso porque a)fomos criados à Sua imagem; b) Nossa vida é regulada e depende de Deus, e assim, qualquer detalhe sobre Ele interfere em nosso comportamento, pensamento, entendimento de moral, ética e virtudes.

    ResponderExcluir