Caio Fábio, um líder caído


A primeira vez que ouvi falar do Caio Fábio foi em 2003. Um amigo meu falava com grande paixão sobre os escritos dele. Me explicou como ele foi o maior líder evangélico do Brasil, se não lembro mal... inclusive chegou a afirmar que Caio Fábio era o Billy Graham brasileiro.

Sem saber quem era o Caio Fábio, só podia escutar o meu amigo e acreditar naquilo que ele me falava.

Faz uns três anos, finalmente tive a oportunidade de ler um livro do Caio Fábio. Realmente, era um bom escrito e tinha a capacidade de transmitir suas idéias de uma forma interessante. Naquele tempo, o meu irmão, bispo Francisco Buzzo, foi fazer uma entrevista a Caio Fábio para um novo programa de televisão.

Eu vi uma pessoa machucada e ferida, não vi aquele grande líder evangélico, nem o teólogo dos livros. Vi uma pessoa cheia de ódio e, certamente, com muita possibilidade de desenvolver uma personalidade conflitiva.

Com o tempo, este temor foi crescendo, e crescendo, até chegar a ouvir certas expressões e palavras de um líder "cristão" que nem espero de um adolescente. Fiquei chocado, sem graça e comecei a perceber que precisava conhecer o que tinha acontecido no mundo evangélico dos anos 90, se desejava entender o contexto atual dos evangélicos.

Foi então que vi a grande (ir)responsabilidade do Caio Fábio quando foi a voz dos evangélicos. Sei que não é fácil ser a voz de um movimento, e as tentações são muitas, contudo isto não justifica os pecados e erros que foram cometidos... e a falta de humildade de parte do Caio Fábio.

Agora, Caio Fábio voltou a ser novamente um líder entre certos setores evangélicos. Admirado por uns, e criticados por outros. E, possivelmente, os uns e os outros tem parte de razão... contudo, Caio Fábio está condenado a cometer novamente muitos dos erros do passado, se não tem já cometido.

Pessoalmente, acho que Caio Fábio nunca deveria haver ressurgido. Infelizmente, os evangélicos sofremos de "anarquismo eclesiástico" e "rebeldia espiritual." Fazer o que?, falam muitos. Fazer de tudo para mudar isso.

Pessoalmente, Caio Fábio "já era" para mim. Os seus últimos ataques a pessoa de Júlio Severo (mesmo que ainda imperfeito como todos nós) tem mostrado uma atitude irresponsável e, claramente, tem mostrado que, no seu desejo de protagonismo, termina falando sem perceber que está faltando com a verdade.



Todos poderemos ver aspectos e formas do Júlio Severo que, talvez, não concordemos. Contudo, ele tem sido uma voz clara e firme contra a agenda homossexual e a politicagem evangélica. Tem feito isto pagando um alto preço pessoal, e sempre informando com data atual.

Tenho certeza de que Caio Fábio seguirá crescendo em popularidade, porque sempre tem pessoas que, pelos mais diversos motivos, terminam abraçando as causas mais diversas. Porém, já diz o Salmo sobre os perigos de estar na "roda dos escarnecedores."

Caio Fábio, talvez, houvesse podido chegar a ser um Billy Graham brasileiro, com certeza nunca foi. Hoje, simplesmente é um líder caído que busca um palco para ser o que nunca chegou a ser.

.

9 comentários:

  1. Com todo respeito ao senhor eu discordo peremptoriamente. Caio tem defeitos como todos nós, mas é o maior comunicador do evangelho num Brasil cheio de msgs de auto-ajuda ou heresias descaradas. Seus escritos continuam sendo lúcidos e diferenciados, sim tem falado coisas q n deve, e com certeza e consquencia de sua situação passada quando precisou de ajuda e todos lhe viraram as costas. Continuo ouvinco Caio já o tal Severo me dá ansia de vômito sua saga contra o ser humano. Tenho certeza, meu Jesus não é o de Severo. Deus abençoe e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saga contra o ser humano?! Ao contrário de Caio Fábio, que já declarou ser a favor da descriminalização do aborto, Severo luta diariamente contra matança de seres humanos nos ventres maternos.

      Excluir
  2. Caio Fábio é o Lula evangélico, eu como não gosto de Lula, também não gosto de Caio Fábio.

    ResponderExcluir
  3. Vejo que ambos, "Caio e Severo" são pessoas, mas pessoas com seus diferenciais. Não vejo um Caio totalmente depravado da graça de Deus, porém vejo fortes olorfortes sobre a pessoa de Severo que podendo chegar aos famosos esquecem de fazer como o Batista que disse "que Ele cresça e que eu diminua". Mas podemos orar para a graça que é plena favoreça não apenas aos supracitados, mais a nós também!

    Rev. RONALDO F. Pinto

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, se quisermos destacar aqui combatas de Caio, teremos muitos... Malafaia, Gondim, Terra-Nova e tantos outros... mas eu devo concordar com Joelson, que os escritos dele (Caio) tem sido dos mais lúcidos entre o povo que se diz cristão. Creio que ainda que seja dessa forma que Caio esteja vivendo, ou procedendo, devemos observar tudo e reter o que é bom; isso não só com eles, mas inclusive conosco. Analisemos tudo, retenhamos o que seja bom. Paz, misericórdia e luz para todos nós. Abração em todos.

    ResponderExcluir
  5. Eu,que conheci ao Caio pessoalmente,posso e pude testemunhar esta decadência.O pior foi a irresponsabilidade com que ele lidou com tudo que possuía,pois,literalmente "chutou o pau da barraca"...e assim,abortou um movimento pensante que,pela primeira vez surgia no Brasil,ao redor da figura dele,na é poca presidente da EVB...uma voz forte dos cristãos,uma esperança de vida "pensante" num meio parco de idéias e recursos,que era o meio dito "evangélico"...O caio,caindo....deixou tudo,fez as malinhas e se foi para Miami viver suas aventuras...Tempos depois,apareceu com um "mea culpa" de sua separação(como se um pastor fosse condenado a viver com alguém que já não era,ou nunca foi, a sua esperada ou desejada esposa,sei lá..).
    Bem,vendo a preterição e hipocrisia dos "irmãos" que se arvoraram em defenestra-lo,inclusive proibindo seus "filhinhos na fé" de lerem seus livros,convidei-o a um café em minha casa,em Itaipú,Niteroi,ao menos para orar com ele e dizer :-estou aqui,disponha(porque ele me havia ajudado muito quando sai da universal...MESMO..e agradecerei sempre por isso).Mas ele se mostrou estranho,raro,magoadíssimo e pior...depois sube que ,falou desse encontro comigo como quem teria encontrado com alguém que "não estava muito bem da cabeça.etc.."...EU????
    Não emtendi até ve-lo nesses dias como uma "Maria Antonieta",sentado em seu refestelado lar,em suas poltronas julgando,prejulgando ,atacando todo o mundo e dando a entender que ele.em sua vaidade e orgulho está "fora" para analisar os contextos do mundo cristão....Uma lástima....Deveria ficar quieto escrevendo bons livros,se é que a "vervepoética-escriturística" continua nesse ser elitista,partidário e pretenso dono da verdade que se tornou....Deus o abençoe...
    SOLA GRATIA!!!!

    ResponderExcluir
  6. Assistir aos videos do canal do Caio Fabio,é como adentrar a um ninho de urubus.

    ResponderExcluir
  7. A cadeira de Moisés estar para escribas e fariseus!
    voces que jugam o Caio Fábio, falam apenas quem são vocês...hipócritas!
    Caio é o culpado mais inocente
    Caio fabio, o louco mais lúcido
    O sujo mais limpo
    Será sempe odiado como Joao Batista, perseguido como Paulo,
    apedrejado como Pedro...e por amor ao evangelho genuino, nao descarto a possibilidade de ser crucificado como Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela sua opinião, ainda que discordo sinceramente da sua opinião.

      Excluir