Existe base bíblica para o uso de paramentos? Quais são as roupas? Que significam?

4 comentários:

  1. Bispo Josep, parabéns pela resposta. Sou Pastor Presbiteriano em Fortaleza/CE e utilizo a toga de Genebra sempre que possível. Infelizmente a ignorância a respeito dos paramentos litúrgicos é predominante, o que temos tentado dirimir através do ensino. Este vídeo certamente nos ajudará. Deus o abençoe e a sua família e ministério. Faço parte do Grupo João Calvino no Facebook. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bispo, grato pela resposta (havia lhe perguntado isso pelo FormSpring esses dias). Só queria esclarecer que meu intuito foi simplesmente de esclarecimento de dúvida, sendo que jamais ataquei ou desconsiderei as vestimentas litúrgicas, uma vez que até igrejas protestantes clássicas as usam.

    Realmente, a ignorância tem predominado. O povo não quer saber de sua própria história, de forma que fazem da imagem evangélica atual (pentecostal, pelo menos no Brasil) a expressão do cristianismo de sempre, o que não é verdade. Por exemplo, o senhor citou que antes não se usava terno, isso é algo mais moderno.

    Um comentário final é sobre a parte que o senhor discorre sobre o uso de terno. Acho que a tradição não pode ser feita lei, pois embora seja muito bonito o simbolismo das paramentas (eu o considero) elas não são obrigatórias. Creio na graça multiforme de Deus e nas diferentes "formas de atuação".

    Não tome tudo que eu disse acima como ofensa (rs). Foi só um comentário, não necessariamente como se eu achasse seus dizeres errôneos, mas só para expressar meu pensamento mais objetivamente.

    Por fim, gostaria de dizer que meus votos são para que a visão de reino se alastre na Igreja, pois ela, embora esteja crescendo, ainda, a meu ver, é muito isolacionista (no que tange a teologia). Podemos ver isso, por exemplo, na grande distância entre pentecostais e outras igrejas clássicas (o que faz crescer a ignorância de que só um grupo é cristão verdadeiro, em detrimento de outrem). Peço que Deus nos una cada vez mais nestes últimos dias. Quero muito ver um pastor pentecostal numa Igreja anglicana e um bispo anglicano numa Igreja pentecostal! Quero ver mais anglicanos, metodistas, presbiterianos e luteranos nas Marchas p/ Jesus, por exemplo, pois, algumas, parecem marchas pentecostais para Jesus, e não uma marcha da IGREJA para Jesus.

    Por hora é só! Fiquem na Paz no Nosso Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Obrigadopelos seus comentários. Sem problemas, Matheus Henrique.

    ResponderExcluir
  4. De nada.

    Que o Senhor possa multiplicar grandemente sua vida e seu ministério.

    Ainda vou visitar uma Igreja Anglicana. Sou muito admirador desta denominação de tão importância e relevância histórica.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir