Aos assembleianos o que é dos assembleianos


Na quarta feira, estive em um Café com Pastores e Líderes em Pindamonhangaba. Na verdade, sempre me pergunto se devo ir ou não, mas o desejo de ter comunhão com outros líderes Cristãos faz com que acabe indo.


Nestas reuniões, sou um peixe fora da água. Temos diferentes costumes e tradições; divergências teológicas importantes; diferentes histórias, e os governos eclesiásticos não tem nada a ver um com o outro. De fato, inclusive usamos palavras semelhantes para descrever coisas diferentes.

Uma vez dito isso, aconteceu um fato que fez com que decidisse escrever este artigo.

No final, quando estava quase entrando no meu carro, um pastor assembleiano de Taubaté me chamou. Ele queria conversar comigo.

Ele me perguntou se tinha alguma coisa a ver com os católicos. Tentei explicar que não. Expliquei com calma que os Anglicanos somos evangélicos, protestantes e reformados. Somos uma igreja histórica, com muitos séculos de existência. Porém, ele não pareceu convencido com minha explicação, assim que tentei explicar porque estava usando camisa clerical. Mas ele seguiu sem estar muito convencido.

A situação se alargou por uns minutos. Possivelmente, o sotaque e o portunhol que eu falava não ajudou muito na situação. Afinal, o irmão me deu um folheto evangelístico da Interlink (folheto que foi desenhado por um bom amigo meu, Aramis, de SJC), e me convidou a ler o tratado evangelístico.

Eu não fiquei ofendido, mas achei muito engraçado. Pensei, “o bispo foi evangelizado.”

Afinal de contas, muitos pensam igual a este irmão, “será que realmente os anglicanos somos cristãos?” Isto será uma pergunta que deve ser respondida em outro momento.

Agora, preciso refletir que este evento mostra o principal motivo pelo qual as Assembleias de Deus, com todos seus problemas, brigas e conflitos, são a igreja mais forte no Brasil.

Você pode ir no meio do mato, e posso assegurar que vai encontrar uma Assembleia de Deus. Portanto, temos que dar aos assembleianos o que é dos assembleianos. Eles são verdadeiros evangelistas. Acreditam no poder de Deus para converter as pessoas e vivem conforme esta crença.

Podemos seguir mostrando os erros, que são muitos, desta denominação, porém é também tempo de reconhecer que as igrejas históricas, e a igreja anglicana em particular, precisamos aprender dos testemunhos das Assembleias de Deus... e ser proclamadores da graça e amor de Deus por um mundo caído.

Por isso, quero agradecer a este irmão que foi usado por Deus para lembrar que precisamos ser mais ativos na obediência do mandato divino de ir a todas as nações, fazer discípulos, batizar em nome da Trindade e ensinar a obedecer tudo o que Jesus ordenou.


0 Comentários