ACA rejeita unir-se a Roma

anglicanos na igreja católica

Tem sido uma surpresa nos últimos dias, a Igreja Anglicana na América está rejeitando ou reconsiderando a união com a igreja Católica, depois do anuncio do Anglicanorum Coetibus pelo Vaticano.


A Igreja Anglicana na América (ACA) parece que tem segundos pensamentos sobre sua união com Roma. Esta igreja forma parte da Comunhão Anglicana Tradicional (TAC). Esta Comunhão fez uma Petição de união a Roma em Outubro 2007. A Igreja de Roma não respondeu até recentemente. Em Novembro 2009, foi anunciado Anglicanorum Coetibus.

Até agora, poucas dioceses da TAC tem mostrado uma clara vontade de aceitar Anglicanorum Coetibus. De fato, algumas paroquias tem abandonado a TAC, e se unido a outras igrejas anglicanas continuantes.

Esta semana comecou um novo capitulo. O Bispo Daren K. Williams anunciou que existem três dioceses na ACA as quais não tem intenção de unir-se a Roma.

De fato, fez a declaração de que ACA deveria refletir sobre ter intercomunhão com a APA (Província Anglicana da América). Estas duas igrejas já estiveram unidas no passado.

Esta noticia é um balde de agua gelada para Roma. Não faz nem um ano que anunciaram a grande voz o Anglicanorum Coetibus. Agora, vemos como as perspectivas de receber centenas de milhares de anglicanos; possivelmente, não vai acontecer.

Nenhuma das igrejas anglicanas continuantes tem aprovado ainda unir-se a Roma. As seguintes são as igrejas anglicanas continuantes com maior presença:

  • UECNA (Igreja Episcopal Unida da América do Norte)
  • ACA (Igreja Anglicana na América)
  • APA (Província Anglicana da América)
  • EMC (Igreja Episcopal Missionaria)
  • APCK (Província Anglicana Cristo Rei)
  • ACC (Igreja Católica Anglicana)

Nenhuma destas igrejas tem presença no Brasil. Na realidade, não existe nenhuma igreja anglicana continuante no Brasil. Existem igrejas anglicanas independentes. Ainda que estas se definam como anglicanos continuantes, ou anglicanos tradicionais.




0 Comentários